O tabagismo causa pelo menos 50 doenças, inclusive câncer, e, no Brasil, mata 400 pessoas por dia. Fumar é a principal causa de morte evitável do mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). O cigarro contém cerca de 4.700 substâncias tóxicas, das quais pelo menos 70 são cancerígenas.
Nesta segunda-feira (29), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, por isso o epidemiologista Alfredo Scaff, a psicóloga Cristina Perez e a enfermeira Mariana Pinho (todos da Fundação do Câncer) listaram 5 grandes motivos para você se tornar um ex-fumante.
1. Rejuvenesce e embeleza
O fumo tem ação direta na pele, aumentando a quantidade de rugas e celulite. O cigarro também deixa os dentes amarelados e causa periodontite e formação de tártaro, entre outros problemas. Os aspectos dermatológico e dentário melhoram a partir do momento em que a pessoa deixa de fumar.
2. Não necessariamente engorda
Ao largar o cigarro, o ex-fumante passa a ter outros prazeres, como sentir cheiros e sabores. Isso pode levá-lo a querer comer mais. Mantendo a alimentação saudável, é possível ficar em forma. Uma dica é apostar em frutas (especialmente cítricas), hortaliças e laticínios, que pioram o gosto do tabaco, segundo pesquisa da Universidade Duke, nos Estados Unidos. Café, cerveja e vinho devem ser evitados nas primeiras semanas sem cigarro, por acentuaram a vontade de fumar.
3. Reduz a quantidade de consumo de álcool
Estudo publicado na revista científica BMC Public Health, mostrou que, ao contrário do que se acreditava, tentar largar o cigarro não aumenta a ingestão de álcool como forma de compensação. Pelo contrário, até reduz.
4. Protege os seus filhos
As crianças estão expostas a risco no ambiente doméstico quando têm pais ou responsáveis que fumam dentro de casa. Elas adoecem mais de infecções respiratórias e alergias, correm risco de morte súbita da infância e têm mais chances de se tornarem fumantes na idade adulta. A gestante, mesmo que não fume, mas esteja exposta à fumaça, coloca em risco a gestação e a saúde do bebê.
5. Melhora a saúde do bolso
Quem deixa de fumar um maço por dia pode economizar cerca de R$ 150 por mês e, ao final de um ano, R$ 1.800. Cada embalagem contém 20 cigarros.
Já está convencido de abandonar este vício? Então, veja agora o passo a passo sugerido pelos especialistas.
1. O primeiro e fundamental passo é realmente querer.
2. O fumante deve marcar uma data dentro dos próximos 15 dias e optar entre deixar de forma abrupta (a pessoa fuma normalmente e, a partir do dia escolhido, não fumará mais) ou gradualmente. Caso seja de forma gradual, é importante estabelecer o número de cigarros a cada dia anterior à parada total e seguir a regra. Caso contrário, o método pode não funcionar.
3. Nos primeiros dias sem fumar, o corpo começa a se adaptar à ausência da nicotina. Podem aparecer alguns sintomas, como dores de cabeça, formigamento das mãos e dos pés, tosse, ansiedade e vontade intensa de fumar. O desconforto desaparece após uma ou duas semanas sem fumar.
4. Para reduzir a vontade de fumar, experimente beber água gelada ou mastigar canela em pau, cravo, cristais de gengibre, barra de cereais ou chiclete sem açúcar. Estes itens devem estar sempre à mão.
5. Praticar atividade física e receber apoio de familiares e amigos são grandes aliados.
6. Se está difícil deixar o vício, procure o profissional de saúde e peça ajuda.
Conte a sua experiência para nós!
Comentários