Você malha para ganhar músculos? Essa é uma preocupação de muitos homens e alguns até lançam mão de artifícios adicionais para desenvolver sua massa muscular, como utilizar suplementos proteicos em sua alimentação. É bom saber que esculpir os músculos é um trabalho que começa antes dos exercícios feitos em academia e que permite, sem prejuízo do resultado, dispensar o uso desses complementos que, podem interferir no comportamento da glicemia. Ter bons músculos requer uma fórmula que se baseia numa boa alimentação e na hidratação adequada, que fornecerão a energia necessária para a execução dos movimentos e exercícios de força. Se o seu objetivo é trabalhar a musculatura, que tal conferir as recomendações da nutricionista Paula Cristina Augusto da Costa, do Centro de Diabetes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)?
Carne vermelha – Uma das mais ricas fontes de proteína é a carne. Ela também contém ferro, que ajuda o transporte de oxigênio para os músculos, e aminoácidos, incluindo a leucina, considerada propulsora do crescimento dos músculos. Mas atenção: prefira os cortes magros, como patinho, músculo, miolo da paleta, peixinho e coxão mole. Caso prefira contrafilé, acém, lagarto, maminha, miolo de alcatra e fraldinha, retire toda a gordura visívelporque a gordura animal não é benéfica para o sistema circulatório e, se consumida em excesso, pode causar problemas cardiovasculares.
Frango – Opte pelas partes escuras da ave que, comparadas com a carne branca, oferecem 25% mais ferro e três vezes o zinco, que atua sobre o sistema imunológico.
Ovos – Eles contêm todos os aminoácidos essenciais, que são as moléculas que formam a proteína, e podem ser consumidos diariamente, desde que uma unidade por dia.
Nozes, castanhas, amêndoas e outras frutas oleaginosas – São uma boa fonte de proteínas e contêm vitaminas, antioxidantes, fibras e gordura saudável. Devem ser consumidas preferencialmente sem sal e em pequenas quantidades: 30g ou uma colher de sopa
Laticínios – Oferecem proteína, carboidratos e vitaminas essenciais, como a vitamina D, além do potássio e do cálcio. A escolha correta são os laticínios com baixo teor de gordura.
Leguminosas e grãos integrais – Contêm pequena quantidade de proteínas, mas são grandes fornecedores de carboidrato de qualidade.
Frutas e verduras – São a base de uma alimentação saudável e fornecem fibras, vitaminas, minerais e líquidos. As verduras contêm pequena quantidade de proteínas.
A nutricionista recomenda que, além de buscar uma alimentação saudável, mesclando todos os itens mencionados ao longo das diversas refeições do dia, a prática de atividade física requer uma boa hidratação, que deve ser feita principalmente com água. O ideal é beber cerca de dois litros diariamente, inclusive durante a atividade.
Fonte: https://www.starbem.com.br/NutricaoExercicios/Exercicios/antes_de_malhar_saiba_se_alimentar
Comentários