A boa postura corporal é mais do que algo para melhorar a aparência, ela reflete o movimento dinâmico do corpo humano. Sem uma boa postura corporal a saúde geral pode ser comprometida, os efeitos a longo prazo da má postura corporal podem afetar vários sistemas do organismo, a pessoa pode sentir-se cansada, incapaz de trabalhar eficientemente ou mover apropriadamente. A má postura corporal pode afetar funções como digestão, respiração, evacuação, músculos, articulações e ligamentos. Infelizmente, a importância da boa postura corporal é muitas vezes negligenciada por pessoas buscando a boa forma.
Boa postura corporal decorre da manutenção de três curvaturas normais da coluna: do pescoço (cervical), torácica (meio da costas) e lombar (parte inferior das costas) . Na maioria dos casos a má postura corporal é uma combinação de vários fatores, podendo ser causada por fatores ambientais ou maus hábitos.
Hoje em dia problemas relacionados à postura estão aumentando devido:
1) Assistimos mais televisão do que as gerações anteriores;
2) Temos trabalhos mais sedentários, sentados diante de computadores;
3) Ficamos mais tempo sentados dirigindo o carro.
Muitas vezes, a pessoa tem má postura por tanto tempo que não lembra mais como era ter uma boa postura.
Uma forma prática de saber se a postura está correta é verificar se estão alinhados os pontos entre os olhos, queixo, clavícula, esterno, área púbica e ponto médio entre os tornozelos e de lado, pode-se notar facilmente as três curvas na coluna.
Para melhorar a postura em pé, mantenha a cabeça alta, queixo firme para frente, ombros para trás, peito para fora e abdomen para dentro para melhorar o equilíbrio. Caso sua ocupação faça com que você fique de pé o dia todo, pode-se descansar um pé sobre um banco baixo (altura de um degrau) ou fazer pausas para descansar os pés. Melhorar a postura de pé também permitirá ficar em pé por mais tempo sem sofrer dores.
Finalmente, algumas dicas para uma boa postura corporal:
* Mantenha as três curvas naturais das costas.
* Evite oscilação excessiva.
* Evite estresse nas costas desnecessário ao manter um peso saudável e músculos fortes com exercícios físicos regulares.
* Faça pausas ao ficar muito tempo sentado ou em pé.
Tire suas dúvidas com nossa Educadora Física, Cecília Cardim clicando aqui!
CECILIA CARDIM
(Educadora Física)
Comentários