Carnaval com saúde!


Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/diabetescenter/blog.diabetescenter.com.br/wp-content/themes/vlog/template-parts/formats/image-classic.php on line 7

Aproveite o Carnaval com Saúde

A agitação, festa e alegria do carnaval escondem o que está por trás: muito desgaste físico e calor. Por isso é necessário ter alguns cuidados importantes:

O consumo de álcool aumenta muito, especialmente entre os jovens e adolescentes. “O álcool utilizado indiscriminadamente causa depressão do sistema nervoso central, reduzindo os reflexos e podendo levar a acidentes de uma maneira geral”, alerta o Dr. Levimar Rocha Araújo, Professor de Fisiologia da Faculdade de Ciencias Medicas de MG. O álcool representa riscos de hipoglicemia – baixa da glicose com alteração da consciência – e pode levar ao coma glicêmico.

No entanto, não há motivo para desanimar. Tendo como palavra-chave a moderação, até mesmo a ingestão de uma pequena dose de bebida alcoólica pode fazer parte do Carnaval, até mesmo de quem tem diabetes. Deve-se prestar atenção às doses seguras para o consumo de álcool por diabéticos. Segundo a American Diabetes Association (ADA), duas doses por semana para as mulheres e três doses para os homens são permitidas. Cada dose equivale a dois copos de cerveja, ou um copo de vinho. A quantidade de álcool permitida para cada pessoa com diabetes pode variar de acordo com o tempo de diabetes, o controle (glico hemoglobina dentro dos valores de referência) e o nível da glicose no momento da ingestão da bebida.

Apesar da tentação de ingerir bebidas alcoólicas nesse período, opções mais leves e saudáveis podem apresentar mais vantagens para os foliões se sentirem bem durante todo o tempo em que estiverem festejando. A água e os refrigerantes dietéticos são grandes aliados. Podem ser encontrados facilmente à venda nas ruas e são seguros, por serem industrializados. O Dr. Levimar Araújo tem ainda outras dicas para os foliões que têm diabetes curtirem com tranqüilidade:
Monitorizar, incluindo antes durante e depois da ingestão;
Manter-se hidratado e, principalmente, não esquecer da alimentação e da insulina;
Dar atenção especial ao repouso e à qualidade do sono para evitar o desgaste físico exagerado.

Lembre-se sempre que a folia do carnaval está acompanhada de muita atividade física e por isso as condutas devem ser as mesmas de uma atividade física: Não sair para a folia sem se alimentar, hidratação freqüente, ter balas normais para corrigir possíveis hipoglicemias e realizar os testes antes, durante e depois da folia!

“Faça uma refeição a cada três horas e meia”, recomenda o médico, complementando que essa alimentação deve ser composta de muita fruta e sucos com baixo índice glicêmico. “A limonada suíça, por exemplo, é uma boa opção, enquanto o suco de laranja deve ser evitado por conter alto índice glicêmico”.

Outra dica interessante é procurar fazer as refeições em horários aos quais se está acostumado, pois essa regularidade também ajuda a evitar a hipoglicemia. Para facilitar a alimentação entre blocos e bandas e evitar os alimentos vendidos por ambulantes sob o sol, que podem estragar e fazer mal à saúde, os foliões são encorajados a levar a tiracolo seus próprios “kits de sobrevivência”: barras de cereal, frutas, água e açúcar, para o caso de haver uma emergência de baixa da glicose. É recomendado que se abuse de água antes, durante e depois das festas.
A alimentação, no entanto, precisa estar na dose certa: com qualidade e sem excessos que podem ser prejudiciais. Frituras e alimentos difíceis de serem digeridos devem ser evitados, enquanto os carboidratos, como o pão, o arroz e o macarrão, as carnes magras e os legumes, além das frutas, são ótimos para repor as energias, vitaminas e para manter a boa ingestão de fibras.

Cuidado com os pés! O ideal é usar tênis confortáveis e meias de algodão. Esqueçam calçados novos! NUNCA fique descalço independente da superfície.

Caso apareçam bolhas nos pés, o ideal é não estourá-las, caso ocorra o rompimento espontâneo use soro fisiológico 0,9% ou óleo vegetal, não cobrir jamais. O melhor é aguardar a melhora da ferida. As dores nas pernas podem ter causas variadas de muscular a vascular.

Se você já tem algum tipo de neuropatia atenção redobrada!

Lembre sempre de carregar consigo o cartão de portador de diabetes – Eu tenho Diabetes – pois hipoglicemias podem ser confundidas com embriaguez!

Aproveitem o carnaval, mas sempre com MODERAÇÃO!

Caroline Montingelli Coelho
Farmacêutica CRF: 50.089

Fonte de Pesquisa: Sociedade Brasileira de Diabetes

Diabetic Center

Ver todas as postagens

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *