Carnaval + Diabetes = MODERAÇÃO


Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/diabetescenter/blog.diabetescenter.com.br/wp-content/themes/vlog/template-parts/formats/image-classic.php on line 7

Parece clichê escrever novamente uma matéria sobre carnaval, mas tem coisas que nunca muda e o cuidado com o diabetes é um deles! E como não queremos que o “diabetes’ atrapalhe o seu carnaval e de sua família… vamos escrever sobre isso…

Levar o cartão de portador de diabetes é a dica número um sempre! E adicionada a ela devemos sempre falar para pessoas que estão aproveitando o carnaval conosco, principalmente em viagens em grupo de amigos, como proceder em situações de emergência – principalmente para não ter uma hipoglicemia confundida com embriaguez!

Kit Folia obrigatório deve conter também: monitor de glicemia e alimentos para correção de hipoglicemia – açúcar líquido, balas com açúcar, barrinhas de cereais light ou refrigerante normal. Sugiro também que tenha consigo um lanche natural para poder complementar alimentação após a queda da glicemia.

Nos 2 últimos parágrafos falei sobre a hipoglicemia, um dos principais problemas que pode correr nesta época pois a agitação, festa e alegria do carnaval escondem o que está por trás: muito desgaste físico e calor, podendo facilmente levar a uma quebra brusca da glicemia.

Dançar e pular no meio das festas de carnaval é considerado atividade física e por isso deve sempre lembrar de:
– Não sair para as festas sem se alimentar;
– Mantenha-se hidratado;
– Levar os alimentos para correção de hipoglicemia, como já falamos;
– Fazer testes de glicemia antes, durante e depois da folia;
– Não esquecer de tomar ou aplicar a medicação para o controle do diabetes.

A alimentação não pode ser esquecida o ideal é fazer refeições a cada 3 horas e meia, é importante manter a ingestão de carboidratos complexos (pão, arroz, macarrão), carnes magras, assim como a utilização de frutas, verduras e legumes para repor vitaminas, minerais e manter boa ingestão de fibras. Evite frituras ou comidas de difícil digestão, como feijoada, rabada, etc.Porém prefira sucos menos calóricos, como limão e maracujá, e fuja dos sucos de laranja.

Se não quiser levar bebidas de casa, porque irão esquentar ao longo do dia, as opções para comprar em barraquinhas ou camelôs pode ser água de coco e refrigerantes diet.

Cuidado com os pés! O ideal é usar tênis confortáveis e meias de algodão. Esqueçam calçados novos! NUNCA fique descalço independente da superfície.

Caso apareçam bolhas nos pés, o ideal é não estourá-las, caso ocorra o rompimento espontâneo use soro fisiológico 0,9% ou óleo vegetal, não cobrir jamais. O melhor é aguardar a melhora da ferida. As dores nas pernas podem ter causas variadas de muscular a vascular. Se você já tem algum tipo de neuropatia atenção redobrada!

Repousar também é necessário… pelo menos 8 horas de sono devem existir nesta folia!

E como a oferta de bebidas alcoólica aumenta nesta época é bom sempre lembrar que esta pode levar as crises de hipoglicemias severa!

No entanto, não há motivo para desanimar. Tendo como palavra-chave a moderação, até mesmo a ingestão de uma pequena dose de bebida alcoólica pode fazer parte do Carnaval de quem tem diabetes.

Nunca se deve ingerir bebida alcoólica em jejum! A Organização Mundial da Saúde recomenda uma dose para mulheres e até duas para homens, entende-se como uma dose – uma lata de cerveja, uma taça de vinha ou 50mL de uma bebida destilada.

Algumas alternativas – como caipirinha com adoçante, em vez do açúcar, e frutas de menor quantidade de carboidratos (limão, maracujá) ou ainda whisky misturado com água – devem ser levadas em consideração pelas pessoas que têm diabetes e não querem abrir mão do consumo dessas bebidas.

Aproveite o carnaval com diabetes, com moderação e MUITA diversão nos dias de folia!!!

Tire suas dúvidas com nossa Farmacêutica, Caroline Coelho clicando aqui!

Caroline Montingelli Coelho
Farmacêutica CRF-SP: 50.089

Diabetic Center

Ver todas as postagens

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *