A data é em homenagem ao Dr. Frederick Grant Banting que nasceu em Alliston no Canadá em 14 de novembro de 1891.
Foi um médico canadense, um dos descobridores da insulina.Sua descoberta trouxe a esperança de vida para muitos que viviam com diabetes no longíguo ano de 1922.
Até aquela data o único tratamento eram as dietas severas que limitavam a vida.
Em1923 a descoberta da insulina por Frederick Banting lhe rendeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.
Qual o significado dessa data?
É chamar a atenção da população em geral, órgãos públicos e os profissionais de saúde no combate do diabetes, afinal é uma doença de grande importância que atinge uma pessoa a cada 5 segundos.
Tipos de Diabetes
– Tipo 1: ocorre, principalmente, em crianças e adolescentes caracterizados como uma doença auto-imune, no qual a célula de defesa do organismo diante de um stress orgânico não reconhece as células produtoras de insulina como sendo do organismo e as destrói..
– Tipo 2: ocorre em adultos, acima de 40 anos, geralmente em obesos e sedentários.
Uma luz que se apaga
O Dr. Rubens Camargo Siqueira, PhD, oftalmologista do Hospital do Olho de Rio Preto, com especialização em retina e vítreo, alerta que a retinopatia diabética é a maior causa de cegueira na faixa etária dos 25 aos 70 anos. O especialista diz que cerca de 40 por cento dos portadores de diabetes tem algum grau de retinopatia, sendo que este índice aumenta para 80 por cento nas pessoas que tem a doença há mais de 25 anos.
“-É triste saber que muitos jovens ao chegar na universidade, precisam aprender o Método Braile para se educar e concluir os estudos”, disse-me o Retinólogo em recente encontro onde eu como aluno soube o quanto o professor se debruça na pesquisa de novos tratamentos aos que o procuram, tentando recuperar a luz para quem a perdeu por não conseguir tratar o diabetes de forma correta.
O descaso que provoca mais casos.
A data serve principalmente para aqueles que têm medicamentos e insulina à disposição e se dá o direito de tomar quando lhe dá na telha desobedecendo a ordens médicas.
Saúdo aqui os profissionais médicos que atendem aos portadores de diabetes e lutam com as carências de seus pacientes. Lutam também com a resistência ao tratamento prescrito.
Educar sempre
Caro leitor, faça nesse mês do diabetes, uma ação para educar a quem precisa. Use uma roupa azul no dia 14 de novembro, pois o azul é a cor do símbolo de quem está unido pelo diabetes.
Prédios públicos, marcos da cidades serão decorados com a cor azul neste mês para chamar a atenção e despertar a necessidade de nos cuidarmos para poder cuidar de quem precisa.
Celebremos o 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, uma doença que não tem cura, mas tem tratamento para que todos possam ter vida longa e feliz.
Luiz Carlos Henrique – Biólogo
Pós Graduado em Biologia Molecular no IPCTRON*
Criador do Serviço Diabetic Center.
*IPCTRON – Instituto de Pesquisaem Células Tronco-SP.
Comentários