Diabete, você não precisa ter medo ….


Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/diabetescenter/blog.diabetescenter.com.br/wp-content/themes/vlog/template-parts/formats/image-classic.php on line 7

Ir ao cinema, ao shopping, comer em fast-foods , ir à barzinhos com os amigos pode fazer parte das atividades diárias do diabético. Não é só porque você descobriu que tem diabetes que deverá se isolar de tudo e de todos. A vida continua e o diabetes deverá fazer parte de sua rotina. O mais importante é dominá-lo e não deixar com que ele te domine. Só que para isso você deverá mudar algumas coisas em sua rotina.

Tarefa fácil ??? Acho que não !!!!

Em primeiro lugar você deverá aceitar a doença e aprender a conviver com ela. O controle da glicemia (açúcar no sangue) é a tarefa mais importante e para isso você deverá ter uma alimentação adequada, fazer exercícios físicos regulares, tomar a medicação de acordo com as orientações do médico e aprender a se auto-monitorar.

O cuidado com a alimentação é um dos principais aspectos do tratamento do diabetes e para isso você deverá alterar seus hábitos alimentares. Isso é mais fácil para aqueles que sempre se preocuparam com a alimentação. Alimentação saudável é a palavra chave.

Então você até pode ir à fast-foods e escolher um prato de salada com um pedaço pequeno de lasanha e uma carne magra, ou à uma pizzaria e escolher uma pizza de tomate seco com rúcula ou de frango e até mesmo de mussarela, sempre levando-se em conta a quantidade ingerida, uma vez que mesmo sendo a pizza de rúcula, se você ultrapassar a quantidade você terá um aumento da glicemia . Ao invés de refrigerantes, escolha sucos naturais como o suco de limão ou maracujá com adoçante, são opções mais saudáveis que você pode ingerir à vontade.

No couvert dê preferência às porções de berinjela, queijos e pickles, cuidado para não exagerar nas porções de pães ou torradas, e se você exagerar, diminua ou retire da refeição a quantidade de arroz ou massa.

A realização das refeições em horários regulares e em quantidades controladas no dia-a-dia, contribui para a redução dos riscos de hipo (queda) ou hiperglicemia (aumento do açúcar no sangue). Leve sempre com você uma fruta ou uma barra de cereais para que você consuma caso não consiga se alimentar no horário correto, uma vez que a correria do dia-a-dia faz com que possamos ter alguns imprevistos.

Muito cuidado com as bebidas alcoólicas, pois elas podem alterar as taxas de açúcar no sangue, tanto aumentando os valores da glicemia como abaixando as taxas e causando hipoglicemia (quando se está de estômago vazio, por exemplo). Se for beber, beba moderadamente. Se for beber pinga ou uísque, não fique de estômago vazio. Agora, se você toma hipoglicemiante oral, cuidado, converse com o seu médico, pois o álcool associado a esses medicamentos pode trazer reações severas.

A alimentação equilibrada deve ser composta por alimentos energéticos, construtores e reguladores. No primeiro grupo, têm-se os alimentos básicos que são os cereais (arroz, macarrão, milho, fubá, trigo) e tubérculos (batata, mandioca), que são fontes de carboidratos. Controle sempre a quantidade dos alimentos deste grupo uma vez que o excesso de qualquer um desses alimentos trará um aumento da glicemia.

Entre os alimentos construtores, ou seja, alimentos fontes de proteínas podem-se citar as carnes em geral, ovos, leite e derivados. Neste grupo estão às gorduras saturadas, aquelas prejudiciais ao coração. Por isso escolha sempre carnes magras, frango sem pele, evite consumir com freqüência frios e embutidos em geral (lingüiça , salsicha , entre outros). Estes alimentos são ricos em colesterol e podem prejudicar o seu coração. Neste grupo também se inclui as leguminosas (feijões, ervilha, lentilha).

E como alimentos reguladores têm-se as frutas e hortaliças. A quantidade diária de frutas não deve ultrapassar 3 unidades, no entanto, nunca consumir as frutas nos mesmos horários, ou seja , consuma 1 fruta pela manhã, uma a tarde e a outra a noite .

Em geral o plano alimentar deve atender às necessidades individuais de calorias e nutrientes para se garantir um melhor controle, evitando assim complicações que podem estar relacionadas com a alimentação, obesidade, dislipidemias, entre outras. Para que você consiga seguir uma alimentação correta, procure um profissional nutricionista, pois ele poderá adaptar sua dieta à sua rotina de vida sempre levando em conta seus hábitos alimentares .

Tire suas dúvidas com nossa Nutricionista, Andrea Sanches clicando aqui!

Andréa Sanches
Nutricionista – CRN 7367

Diabetic Center

Ver todas as postagens

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *