Algumas das maiores habilidades exploradas pelo treinamento funcional são o equilíbrio e a concentração.
Com o uso das enormes bolas de vinil, utilizadas originalmente por fisioterapeutas na recuperação de vítimas de lesões musculares e articulares, conseguimos trabalhar grande parte dos músculos do corpo num único exercício.
As bolas de vinil foram primeiramente utilizadas nas aulas de alongamento, depois nas aulas mais leves de exercícios localizados e atualmente estão nas salas de musculação.
Não importa o grupo que se priorize, cada série de movimentos sobre a bola mobiliza 70% de toda a musculatura. E mais: 45 minutos de treinamento funcional queimam, em média, 50% mais calorias do que uma sessão de musculação nos moldes tradicionais.
O treino fica mais puxado por causa do esforço necessário para se equilibrar sobre a bola. Esse tipo de exercício desenvolve ainda a coordenação motora, a postura e, obviamente, o equilíbrio.
Exemplo:
Diferentemente do abdominal tradicional, o que é feito sobre a bola não condiciona apenas os músculos abdominais, ele também trabalha as coxas e os glúteos. Além de exigir um esforço maior de todo o corpo, a bola protege a lombar de lesões, muito freqüentes nos abdominais feitos no chão.
Tire suas dúvidas com nossa Educadora Física, Cecília Cardim clicando aqui!
CECÍLIA CARDIM
(Educadora Física)
Comentários