Situações de estresse na velhice podem desencadear mal de Alzheimer, revela estudo recentemente divulgado no Congresso da European Neurological Society. A pesquisa acompanhou 107 idosos com sintomas leves a moderados da doença, com idade média de 72 anos.
O grupo de controle para comparação foi formado por pessoas saudáveis com idade, gênero e características educacionais similares. Como em geral o espaço de tempo entre o surgimento do Alzheimer e seu diagnóstico é de 2,5 anos, os pesquisadores questionaram os participantes, seus familiares e cuidadores sobre eventuais acontecimentos importantes nos três anos anteriores ao diagnóstico de cada um.
O resultado mostrou que 73% dos pacientes com Alzheimer tinham passado por estresse psicológico severo, frequentemente a morte de um parceiro ou criança ou algum acontecimento violento, como assalto ou acidente de carro, com consequências físicas pequenas, mas significativas do ponto de vista psicológico. No grupo de comparação, apenas 24% tinham experimentado situações parecidas.
O Alzheimer é uma das formas mais comuns de demência, com fatores de risco como idade, hipertensão arterial, diabetes e inatividade física e mental.
Fonte: http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/gente_fique_por_dentro.aspx?id=996
Comentários