Como sabemos, ingerimos mais alimentos com altas quantidades de calorias do que realmente precisamos. Para perder peso e diminuir a probabilidades de doenças como Diabetes, Hipertensão, Infarto, devemos começar pela dieta.
O exercício também é fundamental, mas é preciso entender como e qual exercício fazer para ser mais eficiente no tempo disponível. A pergunta é:
Como gastar a energia ingerida?
Uma pessoa adulta de 170 ms, 70 kg e sedentária tem um gasto calórico/ por dia de:
Atividade de Exercício= zero calorias por dia
Metabolismo basal de repouso = 1300 calorias por dia
Gasto de energia dos processos da digestão = 300 calorias por dia
Gasto energético derivado das atividades rotineiras = 400 calorias por dia
Gasto energético Total por dia = 2000 calorias por dial
Como então, modificar esse gasto para emagrecer?
Atividade de exercício: Uma caminhada de 1 hora queima em média 250 calorias, menos do que a energia de um pão com manteiga. Atividades vigorosas com corridas de 1 hora podem queimar 600 calorias, algo como um café com leite e o pão com manteiga referido anteriormente.
Fica claro que o exercício, mesmo praticado regularmente, acaba queimando poucas calorias. Para quem não é atleta, só atividades como caminhada não funcionam para a perda de peso sem uma dieta rigorosa.
Metabolismo basal de repouso: Essa é a energia que o corpo gasta em repouso. Sentado na cadeira, assistindo TV, você pode queimar de 50 a 150 calorias por hora, dependendo da sua massa muscular. Apenas os músculos são capazes de gastar essa energia extra se forem trabalhados com exercício resistido (musculação). Treinamentos com peso por 40 minutos e pelo menos 3 vezes por semana podem e vão aumentar sua massa muscular. Quanto mais músculos, maior o gasto de energia mesmo ao repouso. Por esse motivo, hoje recomendamos a caminhada ou corrida intercalada com a atividade de musculação. Pense que seu gasto de energia pode subir muito e junto com a dieta, seu peso ideal será atingido.
Gasto de energia da digestão: Este gasto representa a energia que o corpo usa para a digestão e processamentos dos alimentos. Normalmente não interferimos nessa atividade para a perda de peso. Gasto energético de atividades da rotina: Quando você se desloca até outra sala no trabalho, acaba gastando um pouco mais de energia. Bem pouco, é verdade. Atividades de escritório não requerem grandes gastos energéticos, porém, quando somamos as horas passadas no trabalho, vemos que 20 calorias a mais por hora podem representar 320 calorias ao final da jornada de trabalho! É preciso mudar hábitos de vida, andar a pé até as compras, parar longe no estacionamento, subir pelas escadas, fazer pequenas caminhadas dentro da firma no período de folga, usar o corpo e mexer os músculos. Uma pessoa totalmente sedentária pode aumentar seu gasto energético diário para 1000 calorias com pequenas mudanças na rotina.
Vejamos como ficaria a lista de gastos energéticos em alguém que seguisse todas as recomendações acima:
300 + 1800 + 300 + 800 = 3200 calorias gastas diariamente!
Portanto 1200 calorias a mais por dia!
Regras básicas:
1. Coma menos e melhor.
2. Controle a quantidade de calorias diárias, mesmo não sendo obeso.
3. Gaste a energia dos alimentos.
Viva mais e melhor.
Saiba mais em http://heartlean.blogspot.com/
Dr. José Roberto Matos Souza
Cardiologista da UNICAMP e da Clínica LOEMA – Medicina e Bem-Estar.
Pesquisador do LIMED – Laboratório de Investigação em Metabolismo e Diabetes da UNICAMP.
Comentários