Obesidade Abdominal


Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/diabetescenter/blog.diabetescenter.com.br/wp-content/themes/vlog/template-parts/formats/image-classic.php on line 7

A obesidade já se tornou uma das mais importantes epidemias do mundo moderno. Engana-se quem a trata apenas como um problema estético ou de aceitação social. A obesidade é uma doença com mortalidade proporcional ao grau de sobrepeso. Quanto maior, mais grave.

A obesidade é caracterizada pelo excesso de massa gorda (gordura) de um indivíduo, no qual é considerado normal que um indivíduo apresente cerca de 20% do seu peso, em massa gorda. A massa magra corporal é formada pelos órgãos, músculos, ossos e água muscular e representa cerca de 80% de seu peso.

 

O método mais usado para avaliar obesidade é o índice de massa corporal (IMC).

IMC = peso atual (Kg)
Altura² (metro)

E sua classificação é a seguinte:

Baixo peso = IMC menor que 18,5 Kg/m2
Peso normal = IMC entre 18,5 e 24,9 Kg/m2
Sobrepeso = IMC entre 25 e 29,9 Kg/m2
Obesidade grau I = IMC entre 30 e 35,9 Kg/m2
Obesidade grau II = IMC entre 36 e 39,9 Kg/m2
Obesidade Mórbida = IMC > 40 Kg/m2

Quando o IMC for maior que 25 kg/m2 um novo parâmetro deve ser avaliado a circunferência abdominal. Homens e mulheres com cintura maior que 102 cm e 88 cm respectivamente, apresentam maiores riscos de desenvolver doenças relacionadas à obesidade.

A chamada obesidade abdominal ou central traz maior risco de doenças cardiovasculares e morte precoce. Pessoas com acúmulo de gordura na região abdominal apresentam a chamada gordura visceral, que é o excesso desta em volta dos órgãos. O acúmulo de gordura predominantemente nas coxas e quadris oferece menor risco, pois apresenta menor acometimento dos órgãos internos. É o corpo em forma de maçã versus o corpo em forma de pêra.

017-2

Uma outra maneira de avaliar a gordura central é através da relação entre o comprimento da cintura e do quadril. Valores maiores que 1 em homens e 0,8 em mulheres indicam maior risco de doenças relacionadas a obesidade.

A partir de 35 Kg/m2 essas medidas perdem valor já que todos apresentam maior incidência de doenças.

Existem hoje no mundo 1,6 bilhões de pessoas com sobrepeso e 400 milhões de obesos. A principal causa é o sedentarismo associado a uma alimentação rica em calorias. Apenas um percentual muito pequeno dos obesos apresenta alguma doença que os predispõe a tal situação. Mas, infelizmente, a obesidade leva a predisposição de várias doenças, como o diabetes tipo 2 e a síndrome metabólica.
“Informação e interação dando oportunidade de escolha para uma vida saudável!”
Caroline Montingelli Coelho
Farmacêutica Serviço Diabetic Center
Fonte de Pesquisa: http://www.mdsaude.com/2009/02/obesidade-e-sindrome-metabolica.html

Diabetic Center

Ver todas as postagens

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *