Hiperglicemia é um termo técnico que significa “alto nível de glicose (açúcar) no sangue”.
A hiperglicemia ocorre quando o corpo tem muito pouco ou insuficiente insulina, ou quando o corpo não consegue utilizar a insulina apropriadamente.
Há inúmeras causas para hiperglicemia.
As causas mais comuns são o Diabetes; muita comida sem nenhuma restrição; pouco exercício; Síndrome Metabólica, outros. Pessoas com diabetes tipo I não produzem insulina suficiente. Pessoas com diabetes tipo II pode até ter insulina suficiente, mas ela não é efetiva quanto deveria ser.
Hiperglicemia pode ser um problema sério se não tratada. Ela é a maior causa de muitas complicações que acometem pessoas portadoras de diabetes. Por essa razão, é importante saber o que é hiperglicemia, quais seus sintomas e como tratá-la.
SINTOMAS
Os sinais e sintomas incluem: elevado nível de glicose no sangue, elevados níveis de açúcar na urina, micções freqüentes, aumento da sede, fome, perda de peso, cansaço, pele seca e dor de cabeça.
É importante tratar a hiperglicemia pois se não tratada uma condição chamada Cetoacidose Diabética pode ocorrer. A cetoacidose se desenvolve quando o corpo não tem insulina suficiente. Sem insulina, o corpo não pode usar glicose como combustível. Dessa forma, o corpo quebra gordura para a produção de energia.
Quando o corpo faz uso de gordura para produzir energia acaba produzindo substâncias chamadas de cetonas. O corpo não consegue tolerar grande quantidade dessas cetonas e tenta excretá-las pela urina. Infelizmente, o corpo não consegue excretar toda a quantidade de cetona que é produzida, o que leva a cetoacidose.
A cetoacidose é uma condição que traz perigo de vida e que necessita de tratamento imediato. Os sintomas incluem:
– falta de ar
– respiração com cheiro característico (adocicado)
– náuseas e vômitos
– boca seca
– freqüência de micções aumentadas e volume de urina aumentado
TRATAMENTO
Freqüentemente se pode abaixar o nível de glicose no sangue se exercitando, com perda de peso e dieta adequada. Há casos em que essas medidas não são suficientes e se faz necessário o uso de medicamentos hipoglicemiantes e/ou insulina, conforme orientação de um médico.
PREVENÇÃO
A melhor forma de prevenir a hiperglicemia é manter o bom controle do diabetes.
FONTE:
Sociedade Brasileira de Diabetes: www.diabetes.org.br
American Diabetes Association: www.diabetes.org
Comentários