Soja


Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/diabetescenter/blog.diabetescenter.com.br/wp-content/themes/vlog/template-parts/formats/image-classic.php on line 7

A soja é considerada um alimento funcional porque produz efeitos benéficos à saúde, reduzindo os riscos de uma série de doenças. A soja pertence ao grupo das leguminosas e pode ser considerada uma proteína completa. A proteína completa é aquela que contém todos os 9 aminoácidos essenciais que uma pessoa deve consumir. Carnes e derivados são proteínas completas mas leguminosas geralmente são incompletas, necessitando de outras combinações para que forneça todos os aminoácidos necessários. Por esse motivo, a soja é muito utilizada na dieta vegetariana.

Ela é rica em proteínas, lipídeos (gordura), fibras e algumas vitaminas e minerais. Contém, também, uma classe de fito-hormônios (hormônio de origem vegetal) conhecidos como isoflavonas ou isoflavonóides.

A soja é uma boa fonte de vitaminas do complexo B ( especialmente a riboflavina e niacina ), ácido fólico e ácido pantotênico, vitamina A e E. Entre os minerais ela é fonte de fósforo, magnésio, cálcio, cloro, sódio, ferro, zinco, manganês.

Riquíssima em micronutrientes podemos afirmar suas inúmeras funções como a redução dos sintomas da TPM devido à grande concentração de isoflavonas em seus grãos, redução dos sintomas da menopausa, dos fogachos e da secura vaginal, redução do colesterol sérico, aumentando a proteção contra as doenças cardiovasculares. Outros estudos mostraram que a substituição da proteína animal pela vegetal pode diminuir a excreção urinária de cálcio, reduzindo assim o risco de osteosporose. Existe também uma forte relação inversa entre a ingestão de vegetais, especialmente a soja e a redução de alguns tipos de cânceres como o de mama, próstata e cólon. A soja também pode ser considerada uma grande aliada ao bom controle do diabetes e redução de doenças renais. Outros estudos demonstraram que o uso de soja durante 4 meses, favoreceu uma pele mais saudável, com maior desenvolvimento das fibras colágenas e melhora da lubrificação da pele. O consumo de proteína de soja foi associado à perda de peso maior e mais rápida e à maior redução de gordura abdominal do que quando o indivíduo consome a proteína animal ( leite de vaca ), além de exercer efeito positivo no ganho de massa magra induzida pelo treinamento físico.

No Brasil, a alegação aprovada pela ANVISA para produtos à base de proteína de soja é: “ o consumo diário de no mínimo 25g de proteína de soja que poderá ajudar a reduzir o colesterol, dentre outros fatores que serão citados posteriormente”.

Podemos observar um aumento do número de pesquisas e um crescente número de produtos à base de soja no mercado o que evidencia o seu excelente perfil nutricional. O grande desafio agora é como estimular o consumo desses alimentos incluindo-os na mesa do consumidor.
Conheça na lista abaixo os principais derivados da soja:

*Óleo de soja: é um dos tipos de óleo mais consumido no mundo.
*Farelo de soja (resíduo proveniente da extração do óleo): pode ser utilizado como alimento para animais, visto que contém de 40 a 55 % de proteína.
*Farinha de Soja: pode ser usada na indústria alimentícia para enriquecer pães, biscoitos, macarrão, produtos infantis e misturas para sopas.
*Proteína texturizada de soja (PTS): pode ser obtida por “extrusão” e por “fiação”. No primeiro caso, a PTS apresenta teores mais baixos de proteínas sendo utilizadas no preparo de hambúrgueres, bolinhos de carne e outros produtos cárneos. O segundo tipo apresenta elevado teor de proteína e é utilizada na fabricação de produtos semelhantes à carne (bife presunto, entre outros), devido à sua estrutura fibrosa mais definida.
*Extrato protéico de soja (leite de soja): é um alimento que possui a aparência muito semelhante ao leite de vaca. Pode ser encontrado na forma líquida ou em pó. Em geral, é aromatizado.
*Queijo de soja (tofu): elaborado a partir do leite de soja apresenta cerca de 135 calorias em 100 g e cerca de 12,5 g de proteína.
*Missô (pasta de soja) e shoyu (molho de soja): basicamente são usados como temperos na culinária oriental.
*Soja torrada: possui a aparência de um amendoim torrado e pode ser consumida como tal.

Inclua em seu cardápio diário este alimento, tendo a certeza de que você está buscando hábitos saudáveis.

Andrea J.S.Sanches
Nutricionista – CRN 7367

Tire suas dúvidas com nossa Nutricionista, Andrea Sanches clicando aqui!

Referências bibliográficas:
• Philippi ST.Nutrição e técnica dietética.Barueri, SP: Manole, 2003.
• Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Lista de alegações aprovadas. Disponível em ://WWW.anvisa.gov.br/alimentos/tecno_lista_alega.htm
• Messina M, Descheemaker K, Erdman Jr JW. Preface. Am J Clin. 1988;68:1329s.

Diabetic Center

Ver todas as postagens

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *