Volta as aulas – e a alimentação?


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A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano, principalmente nas fases da infância e adolescência, onde ocorrem transformações importantes, que interferem no desenvolvimento dos aspectos físico, intelectual, emocional e social.

Sabe-se que hábitos alimentares saudáveis contribuem para a prevenção das doenças veiculadas por alimentos, das doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer) e para o controle das carências nutricionais, como a anemia por deficiência de ferro, a deficiência de vitamina A e os distúrbios por deficiência de iodo (bócio). No caso das pessoas com diabetes, a alimentação saudável é um dos pontos- chave do controle metabólico.
A volta às aulas é sinônimo de reorganização da casa, redefinição ou retomada de regras, que envolvem horário para acordar, dormir, estudar, brincar, interferindo também na escolha dos alimentos que irão compor a refeição, principalmente os lanches escolares, levados de casa ou adquiridos nas cantinas das escolas.
Os hábitos alimentares, a escolha por determinado alimento, são formados por influências genéticas e ambientais. Existem predisposições genéticas para se gostar, ou não, de determinados alimentos. Essa influência genética vai sendo moldada por experiências que temos ao longo da vida.
Tal fato reforça a questão onde a família e a escola desempenham papel fundamental no incentivo ao hábito alimentar adequado da criança e adolescente, que se mantém, muitas vezes, ao longo da vida.
É a escola, dando o exemplo do que deve ser uma alimentação saudável, conscientizando os alunos a respeito do importante papel que a nutrição desempenha em todas as fases da vida, e, a família, incorporando o tema no seu dia-a-dia, agindo como aliada no processo e contribuindo para a modificação dos hábitos alimentares das crianças.
Os responsáveis pelas cantinas escolares ou alimentação fornecida na escola devem ser capacitados para compreender o alcance das orientações propostas, enfrentando o desafio de preparar e oferecer alimentos mais saudáveis. A questão central é reduzir ao máximo a oferta de alimentos e refeições com:
– alto teor de açúcares (mais que 10% do valor energético total),
– gorduras saturadas (mais que 10% do valor energético total),
– gorduras trans (mais que 1% do valor energético total),
– ricos em sódio (mais que 400 mg do valor energético total).
São considerados alimentos não saudáveis: balas; pirulitos; gomas de mascar; biscoitos, principalmente os recheados; refrigerantes; sucos artificiais ou adoçados; frituras como risoles, pastéis e coxinhas; maionese; salgados com salsichas e presunto/ apresuntados; salgadinhos de pacote; pipocas industrializadas e outros com o perfil acima descrito.
Em contrapartida, existem vários alimentos considerados mais saudáveis, que podem ser introduzidos na alimentação na escola, ou adaptados e levados de casa para serem consumidos na hora do lanche, tais como:
– sanduíche natural sem maionese,
– frutas in natura,
– salada de frutas,
– sucos naturais ou industrializados (com mais de 50% de polpa),
– frutas secas,
– suco à base de soja,
– salgados assados,
– vitaminas de frutas,
– preparações culinárias com verduras cozidas,
– bolos simples enriquecidos com verduras ou frutas,
– iogurtes e bebidas lácteas,
– preparações e alimentos regionais como tapioca, beiju, cuscuz, canjica, açaí, milho verde, biscoitos de polvilho, broas.
Nesse sentido, no caso das escolas, seria interessante realizar uma pesquisa junto aos alunos para conhecer os alimentos saudáveis preferidos por eles e, para aqueles que levam seu lanche de casa, os pais poderiam tentar programar a merenda em conjunto com os filhos, visando adequar a oferta de preparações e estimular práticas mais saudáveis, baseadas em hábitos regionais.

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Diabetic Center

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