Armazenamento e Transporte de Insulina


Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/diabetescenter/blog.diabetescenter.com.br/wp-content/themes/vlog/template-parts/formats/image-classic.php on line 7

A insulina, hormônio secretado pelo pâncreas. A principal alteração, no diabetes, é a sua falta absoluta ou relativa.

O tratamento com este hormônio é obrigatório para portadores de diabetes tipo 1 já para os do tipo 2 ela pode vir a ser receitada após tentativas de controle glicêmico com hipoglicemiantes orais.

Esta insulina exógena deve ser armazenada e transportada com muito cuidado, para garantir as propriedades desse hormônio.

ARMAZENAMENTO

039-1

As insulinas devem ser armazenadas em 2º e 8ºC, pois assim mantém sua estabilidade.

O local ideal para acondicioná-la é na geladeira, na gaveta de legumes. Ao contrário do que possam pensar a porta da geladeira é local proibido, devido a grande variação de temperatura.

Evite encostar no fundo da geladeira, pois insulina congelada deve ser descartada imediatamente. Outra dica importante é manter sempre a insulina na caixa original ou pelo menos ao abrigo da luz. A insulina é destruída pela luz (fotosensível).

As insulinas de uso podem ser deixadas à temperatura ambiente, evitando sempre exposição a grandes variações de temperatura (calor excessivo ou frio intenso), mas por este motivo ela tem a sua data de validade alterada para 30 dias após o inicio do uso. As canetas de aplicação de insulina permanentes (Novopen, Humapen e Autopen) não devem ser guardadas na geladeira, pois podem ser danificadas.

Outras considerações:

? Não exponha a insulina ao sol e evite o calor excessivo (porta luvas do carro, próximos a fogão ou aparelho elétrico, entre outros);
? Não congele a insulina e nem transporte com gelo seco;
? Não agite violentamente o frasco de insulina;
? Não use insulina com data de validade vencida;
? Não use a insulina se observar mudança no seu aspecto (mudança na coloração, turvação, presença de grumos, entre outras alterações).

TRANSPORTE

Compras

Quando vai comprar os produtos em farmácias e drogarias é importante avaliar a sua compra. Se a sua compra é de pouca quantidade (um refil ou caneta descartável 3mL) – aquela que será usada rapidamente – não há necessidade de isopor com gelo ou bolsa térmica.

Se a compra é para estoque (compra de 5 refis ou canetas descartáveis 3mL ou frasco 10mL) é necessário levar ou que a loja ofereça o isopor com gelo ou a bolsa térmica. A bolsa térmica não é necessária ir gelo. Para o transporte de isopor, o gelo deve ser acondicionado na forma de sanduíche. A insulina deve ser acondicionada entre duas placas de gelo e duas lâminas finas de isopor, conforme figura abaixo:

039-2

Viagem

Em uma viagem o cuidado com a insulina deve ser redobrados!

A insulina em uso pode ser transportada a temperatura ambiente evitando as variações de temperaturas. Já a insulina de reserva deve ser transportada como mencionados acima em bolsa térmica ou caixa de isopor com gelo na forma de sanduíche.

Se puder prefira as viagens à noite, devido a temperatura mais amenas.

Carregue sempre com você a bolsa térmica ou isopor com gelo. Em viagens de carro tome cuidado com a exposição ao sol. Em viagens de ônibus ou avião a insulina é sempre bagagem de mão.

Coloque a insulina de reserva na geladeira, no local apropriado, assim que chegar de viagem.

Vale ressaltar que a bolsa térmica conserva a temperatura por tempo inferior que o isopor com gelo, por isso em viagens longas prefira o isopor com gelo.

COMPRAS POR DELIVERY E VENDAS NA INTERNET

É muito importante questionar se todas as exigências acima serão cumpridas, pois essas condições garante a integridade do hormônio.
Caso, após ter realizado a compra, o produto chegue acondicionado de outra maneira não receba o produto. Se a compra foi feita pela internet e já tenha sido pago, não receba o produto e exija seu dinheiro de volta.

Uma boa dica para compras feita em lojas na internet, é sempre solicitar os envios das insulinas de segunda à quarta, assim evita que o produto fique parado em dias que os correios ou transportadoras não trabalham! Compras antes de feriados também não são aconselháveis.

A melhor entrega desses produtos é por SEDEX 10, pois a insulina chegará em menos de 24 horas. Caso a cidade não tenha este serviço, utilize o SEDEX ou E-SEDEX.

As entregas por motoboys também devem ser avaliadas, as embalagens de acondicionamento da insulina não deve ser muito grande, permitindo que a insulina fique mexendo a medida que o motoboy a transporta, pois a agitação violenta também danifica a insulina.

Atendendo a todas essas exigências sua compra será mais segura para a eficácia de seu tratamento.

Att.
Caroline Montingelli Coelho
Farmacêutica – CRF-SP: 50.089

Diabetic Center

Ver todas as postagens

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *