Iniciarei este texto com a frase do material de divulgação do lançamento da BD em agulhas para caneta:
“Na ponta de uma caneta estamos reescrevendo a história para as pessoas com diabetes”
E eles estão realmente fazendo isso! Muitos conceitos estão sendo derrubados com esse lançamento e as aplicações de insulina com caneta vão mudar para melhor.
A BD o ano passado lançou, fora do Brasil, um novo tamanho para as agulhas para as canetas de insulina, e este mês chega ao comércio brasileiro: “BD Ultra FineTM Nano – 4mm”.
Alguns de vocês podem até pensar: “Como minha vida pode mudar com a fabricação de um menor tamanho de agulha que só será usado em crianças e adolescente?“. Ótima pergunta! Ela não é indicada apenas para crianças/adolescente, mas para todas as pessoas independentes do IMC (Indice de Massa Corpórea), magros ou obesos, adultos e crianças.
A BD baseou-se em estudos clínicos para desenvolver esta agulha de 4mm:
Estudo avaliando tamanho do tecido cutâneo:
– a variabilidade média do tecido subcutâneo é de 2,7mm.
– a espessura cutânea mínima, raramente é maior 3,0mm.
– quanto o menor tamanho da agulha menor o risco de ter aplicação IM (intramuscular), sendo que a agulha de 8mm já ocorre a aplicação IM.
Estudo comparativo entre agulha 4mm comparado 5mm e 8mm
– controle glicêmico é equivalente.
– não há risco de vazamento com a agulha 4mm.
– a agulha de 4mm tem menos dor no momento da aplicação, não precisa fazer prega cutânea, com isso fica mais simples a aplicação e é mais fácil para o portador de diabetes fazer a auto-aplicação.
O lançamento BD Ultra FineTM Nano – 4mm é uma agulha diferenciada:
– menor e mais fina.
– menor percepção de dor.
– compatível com todas as canetas do mercado.
– segura e eficaz desde crianças até adultos obesos.
Considerações sobre a aplicação com BD Nano:
– ângulo de aplicação continua sendo 90º.
– não há necessidade de fazer a prega cutânea – facilitando assim a aplicação em locais que era pouco utilizados como braço e nádegas.
– após a aplicação contar até 10, lentamente, antes de retirar a agulha da pele.
Com este lançamento houve a necessidade de ter “Novas recomendações para Técnicas de Aplicação de Insulinas”, algumas forma resumidas no quadro abaixo, sendo a principal delas a aplicação em ângulo de 45º as agulhas e seringas tamanho 8mm e 12,7mm, procurando assim evitar as aplicações IM.
É importante ressaltar, os tamanhos de agulhas que já estamos acostumados, 5mm, 8mm e 12,7mm, continuarão sendo comercializados.
Quando trocar o meu tamanho antigo pelo novo tamanho 4mm?
Esta decisão deve ser tomada individualmente, mas lembre-se de pedir a orientação para seu médico se esta mudança será benéfica. Afinal, para quem alcançou o controle glicêmico com uma agulha de outro tamanho é interessante mudar? Cabe a discussão com seu médico ou profissional da saúde!
Ficou alguma dúvida? Escreva nos comentários abaixo
Att.
Caroline Montingelli Coelho
Farmacêutica – CRF-SP: 50.089
Comentários