A atualmente o mundo está preocupado em conservar o meio ambiente e não é raro vermos propagandas sobre coleta seletiva do lixo e incentivo a reciclagem, uma responsabilidade de todos nós.
No controle do diabetes também temos lixos que merecem atenção especial.
Antigamente o lixo gerado pelo tratamento e acompanhamento do diabetes era mínimo devido a agulhas reutilizadas e seringas de vidro que era esterilizadas. Mas com os avanços tecnológicos as seringas e agulhas passaram a serem descartáveis, os diabéticos realizam cada vez mais testes de glicemia capilar e não reutiliza a lanceta e com isso o lixo perfurante, cortante e contaminante – resíduos biológicos – está cada vez maior.
O descarte seguro é realizado para poder desprezar esses materiais sem prejuízo as pessoas e ao meio ambiente utilizando um recipiente próprio.
Além do mais este descarte evita que garis, responsáveis por recolher este lixo, sofram acidentes ou até mesmo que este lixo vá parar em lixões a céu aberto que são freqüentados por catadores, muitas vezes crianças, que podem se ferir ou se contaminar!
Mas quais são os lixos produzidos pelo tratamento e acompanhamento do diabetes?
Os testes de glicemia e as aplicações geram os seguintes lixos:
* Lancetas;
* Algodão sujo com sangue;
* Tiras com sangue;
* Agulhas e/ou seringas;
* Frasco ou refil de insulina de vidro.
Como deve ser feito o descarte?
Em casa
O coletor deve ser acondicionado em local seco e arejado, longe do alcance de animais e crianças.
A montagem deve ser feita de forma precisa, por isso, caso tenha dúvida peça para o farmacêutico fazer na primeira compra, na próxima compra faça o inverso, tente montar com a supervisão dele.
Este coletor nunca pode estar cheio, ele só deve ser completado até a marca pontilhada que tem na caixa. Seu transporte deve ser feito segurando pela alça, nunca pelo fundo da caixa.
Quando a marca de completo foi atingida ele deve ser fechado e colocado dentro de um saco plástico e entregue na farmácia que foi adquirido ou no posto de saúde próximo a sua casa.
Este coletor é encaminhado ao serviço de Coleta de Resíduos de Serviço da Saúde, no qual recebe tratamento não provocando risco para a saúde da população nem ao meio ambiente.
Muita atenção ao lixo que o seu diabetes produz!!
Comentários