Acho que já falamos sobre as temidas hipoglicemias, mas nesta época de férias vale lembrar que atividade física não é apenas o que fazemos em academia, uma bela viagem ao mundo do Mickey, por exemplo, no qual se caminha praticamente o dia inteiro também pode acarretar hipoglicemias e as recomendações para realizar os testes de glicemia e ter alimentação de correção sempre junto a você é fundamental!
Abaixo o texto com outras recomendações:
Hipoglicemia após atividades físicas
Caso seu nível de glicemia estiver acima de 250 mg/dl, não faça atividade. Será necessário fazer uma insulinização, para equilibrar o metabolismo da glicose, para reduzir risco á sua saúde. Mesmo com alto nível de glicose na corrente sanguínea, o organismo entende que existe uma carência de energia, pois o nível de insulina está insuficiente para transportar a energia ás células, e por isso, produz mais glicose. Se tiver com cetonas ( grupo de três compostos químicos: a acetona, o ácido acetoacético e o ácido 3-hidroxibutírico – conhecidos como corpos cetônicos) nesse momento, o organismo faz uma resistência á insulina, com isso, o quadro pode vir a piorar. Caso o nível estiver abaixo de 100 mg/dl deve-se ingerir algum carboidrato antes da atividade física. A Sociedade Brasileira de Diabetes aconselha a ingestão de 15 gramas de carboidrato antes do início da atividade.
Recomendações:
• Para iniciar suas atividades, a recomendação da Sociedade Brasileira de Diabetes é que o nível de glicemia fique abaixo de 200 mg/dl.
• Ande sempre com formas básicas de carboidratos: açúcar ou mel.
• Monitore seu nível de glicemia pelo menos quatro vezes para não ocorrer a hipoglicemia. De acordo com o tipo de atividade e freqüência deve-se estar sempre em contato com o médico para ver se haveria a necessidade de fazer alteração no seu tratamento.
• Exercícios aeróbicos abaixam o nível de glicemia, cuidado para a hipoglicemia tardia.
Esther Pinto é Fisiologista do exercício e coordenadora do DIABEST – www.diabest.com.br – Projeto de educação em diabetes e obesidade que visa à orientação, informação e integração dos portadores de diabetes e/ou obesidade e atualização dos profissionais da área de saúde. Dúvidas e sugestões sobre este artigo devem ser encaminhadas para o e-mail: esther.pinto@terra.com.br
Fonte: Site Comunidades Diabetes
Comentários