De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, há aproximadamente 14 milhões de pessoas com Diabetes tipo 2 no Brasil. Desse total, apenas 50% são diagnosticados e 73% desses pacientes não estão bem controlados. Para facilitar o dia a dia de médicos e pacientes no tratamento do diabetes tipo 2, a Novartis desenvolveu o aplicativo Glico2. O objetivo da ferramenta é acompanhar o registro diário de glicemia dos pacientes diabéticos e auxiliar no controle da doença.
Para André Vianna, diretor executivo do Centro de Diabetes Curitiba e coordenador do Departamento de Novas Terapias da Sociedade Brasileira de Diabetes, “esse tipo de ferramenta tem se mostrado bastante útil, porque facilita que o paciente tenha um melhor controle da doença e possa compartilhar essas informações com seu médico”.
– Como o paciente acaba tendo acesso a um conteúdo compilado sobre a doença, isso o auxilia na adesão ao tratamento e estabelece um melhor relacionamento com o médico.
Como funciona?
Com base nos dados diários fornecidos pelo paciente, o aplicativo elabora relatórios de controle glicêmico e planilhas de evolução do tratamento, calcula o índice de massa corporal, dicas de saúde e alerta sobre a compra dos medicamentos. Além disso, todos esses dados podem ser compartilhados com o médico, auxiliando no monitoramento e na gestão diária das medições de glicemia beneficiando a qualidade de vida dos pacientes.
Para utilizar essa ferramenta, é necessário que médicos e pacientes baixem o aplicativo em seu smartphone ou tablet (Android e IOS) ou acessem através de um computador e façam o cadastro. O Glico2 ainda oferece um blog com dicas de alimentação e nutrição, além de receitas saudáveis sobre o diabete tipo 2, atualizado semanalmente. (www.glico2.novartis.com.br)
Programa de Adesão
Pensando em prover soluções inovadoras aos pacientes, além da plataforma para diabéticos, a Novartis, conta com o Vale Mais Saúde (VMS), um programa de adesão ao tratamento. O VMS visa auxiliar pacientes de doenças crônicas a seguirem as recomendações médicas relacionadas ao tratamento medicamentoso e também às melhorias na dieta, prática de atividades físicas e estilo de vida. O programa, que existe há mais de 10 anos, oferece para mais de 4.5 milhões de pacientes assessoria alimentar, orientações para exercícios pulmonares e físicos, materiais disponíveis na web, além de descontos nos medicamentos das marcas Novartis e Alcon.
Comentários