Diabetes é uma desordem do metabolismo (1) dos açucares. A maior parte dos alimentos que comemos são quebrados em glicose, uma forma de açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do nosso corpo.
Após a digestão, a glicose vai para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para o crescimento e produção de energia. Para que a glicose entre nas células a insulina deverá estar presente. Insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, uma glândula localizada atrás do estômago.
Quando nós comemos, o pâncreas automaticamente produz uma quantidade exata de insulina para transportar a glicose da corrente sanguínea para dentro das células. Entretanto, em pessoas com diabetes o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, ou ainda, as células não respondem apropriadamente à insulina que é produzida.
Dessa forma, ocorre um aumento do nível de glicose no sangue, esta se propaga para a urina e é eliminada sem ter sido utilizada pelo corpo. Assim, o corpo perde sua principal fonte de energia embora no sangue haja grande quantidade de glicose.
1- Conjunto dos processos físicos e químicos pelos quais se mantém a vida no organismo
fonte: National Diabetes Information Clearinghouse
http://diabetes.niddk.nih.gov/dm/pubs/overview/index.htm#what
Comentários