Medidas de prevenção do DM são eficazes em reduzir o impacto desfavorável sobre a saúde das pessoas com predisposição ao distúrbio. Enfatiza-se em especial a adoção de estilo de vida saudável, com dieta balanceada e exercícios físicos regulares.
A restrição energética moderada, baseada no controle de gorduras saturadas, acompanhada
de atividade física leve, como caminhar trinta minutos cinco vezes por semana, pode reduzir a incidência de diabetes do tipo 2 em 58% das pessoas com risco elevado para o desenvolvimento desta afecção.
Por outro lado, alguns medicamentos utilizados no tratamento do diabetes, como a metformina, a acarbose, a troglitazona, e da obesidade, como o orlistat, comprovaram eficácia na prevenção do diabetes do tipo 2 em, respectivamente, 31%, 25%, 56% e 37% dos pacientes com intolerância à glicose ou com diabetes gestacional testados.
Portanto poderiam ser utilizados quando houvesse impedimento ou falência das medidas modificadoras do estilo de vida, mas lembre-se, medicações devem sempre ser prescritas por seu médico e apenas caso ele considere necessário.
Fonte: texto modificado do Consenso Brasileiro Sobre Diabetes, da Sociedade Brasileira de Diabetes (2002)
Comentários