Manter o diabetes bem controlado e evitar o surgimento de retinopatia, nefropatia, pé diabético e outras consequências da glicemia sem controle requer,basicamente apenas alguns cuidados. Siga nossas dicas:
Reduza o peso – Se você está acima do peso, fale com seu médico e estabeleça um programa alimentar para perder alguns quilos. Emagreça devagar para não ter de fazer grandes sacrifícios.
Durma bem – Estudos mostram que dormir pouco faz engordar. Além disso, pouco sono aumenta o estresse, que afeta a glicemia.
Seja ativo – Escolha uma atividade que você gosta e dedique algum tempo do seu dia a ela. Faça disso uma rotina. Com o tempo, você vai sentir que o exercício torna mais fácil o controle do diabetes.
Meça a glicemia – Seguindo a periodicidade indicada por seu médico, faça os testes de ponta de dedo. Eles vão mostrar se você está no caminho certo ou se tem de modificar algum hábito.
Sem estresse – Anote as situações que lhe causam estresse e procure modificá-las. Se isso não for possível, procure fazer coisas que lhe agradam para reduzir a sensação.
Dispense o sal – Em excesso, ele contribui com quadros de hipertensão e interfere no bom funcionamento dos rins. Tempere sua comida com ervas. São mais saudáveis e não influenciam a glicemia.
Coma carboidratos – Ter diabetes não leva à necessidade de eliminar carboidratos. Você precisa deles para ter energia. O segredo é escolher os saudáveis, que vêm das frutas, legumes, farinhas e arroz integrais.
Seguir essas dicas simples torna mais fácil o controle do diabetes. E, você sabe, glicemia bem cuidada diminui o risco de doenças cardíacas e de todas as complicações causadas pelo descontrole.
Fonte: https://www.starbem.com.br/Novidades/FatosRelevantes/sete_passos_para_um_bom_controle
Comentários