A adaptação biológica dos mamíferos, ainda hoje, impede que muitas pessoas mantenham seu peso, mesmo com dietas rígidas, pois frequentemente um ciclo se estabelece – emagrece/engorda/emagrece!
Culpa dos genes poupadores que possuímos e desenvolvemos ao longo das eras, para que? Para armazenar energia em nossas células adiposas, arredondando nossa cinturinha!
A evolução permitiu que aqui chegássemos, mas três fatores retiraram a vida saudável que nossos antepassados viviam: o carro, o elevador e a geladeira!
Coisas vêm e coisas vão, mudam-se os hábitos e os costumes, o fast food, o controle remoto e a internet são alguns bens que vieram para ficar, pois colaboram muito com o conforto da vida moderna, cujo mal estabelecido é o sedentarismo.
Nossa geração andou menos que a geração de nossos pais, mas andamos mais do que nossos filhos. Andar é saudável, mas tem que ser diário! O imobilismo prejudica ao organismo e à vida saudável!
Ontem só os robustos sobreviviam! Hoje, com antibióticos, vacinas e maior conhecimento sobre as doenças, nossa sobrevida chega a 72 anos entre nós, população de países emergentes e a 85 anos em países desenvolvidos.
Saibam todos que os pais de hoje estão criando cidadãos que terão vida centenária. E aí vem uma pergunta capilar: como educar alguém que viverá 100 anos de evolução constante?
A industrialização dos alimentos tornou-se uma cara necessidade, pois, ampliou a oferta de alimentos rotulados, até então sem critérios! Come-se de tudo e muitas vezes não sabendo o que está comendo, pois tudo é envolto em lindas embalagens.
Surge uma nova doença: a Síndrome Metabólica!
Síndrome Metabólica é uma doença recente para a medicina, envolvendo a hipertensão, o diabetes as alterações nos níveis das gorduras (colesterol e triglicérides) e a obesidade.
Ter três entre quatro doenças deste grupo já habilita a pessoa a ser portadora da Síndrome Metabólica cujo evento final é a morte súbita!
1. Dislipidemia: é a alteração dos níveis das gorduras do sangue como o Colesterol e o Triglicérides.
2. Hipertensão: ou “pressão alta”, acima de 140/80 mmHg (o famoso 12 x 8).
3. Diabetes: é uma doença silenciosa e a metade de seus portadores não sabem que tem a doença.
4. Obesidade: principalmente nas pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30.
Obs: IMC – Índice de Massa Corpórea se obtem dividindo o peso pela altura ao quadrado (altura x altura).
Dica! Relação Cintura-Quadril é um marcador importante entre as populações. Para a nossa população “ameríndia”, o limite da cintura para mulheres é de 88 cm e cintura para os homens é de 102 cm.
Como orientar nossos amigos?
• Falando do assunto;
• Motivando uma pesquisa de hipertensão;
• Fazendo obter informações dos familiares;
• Recomendando visita ao médico;
• Convidando para caminhadas diárias.
Saúde é um assunto de foro íntimo e o livre arbítrio oferece condições para que bem informada, a pessoa possa decidir os caminhos que quiser, mas como educadores que somos, não podemos jamais deixar as pessoas sofrerem ou viverem no privilégio da ignorância.
Devemos permitir suas escolhas dentro de critérios saudáveis, que lhes darão melhores dias.
Saúde a todos e até breve!
Luiz Carlos Henrique
Comentários