Assistir à televisão por muitas horas seguidas é prejudicial à saúde. Um estudo recente publicado no Journal of the American Medical Association revela que há relação direta entre o tempo gasto em frente da televisão e o aumento do risco de ocorrência de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e morte prematura.
A análise foi conduzida por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que compilaram os dados de oito extensos estudos realizados durante as últimas quatro décadas examinando o impacto do tempo na TV no diabetes, doenças cardiovasculares e morte prematura. Os participantes foram acompanhados durante sete a dez anos.
A comparação dos dados mostrou que assistir à TV por cerca de cinco horas diariamente aumenta em 20% o risco de desenvolver diabetes tipo 2, em 15% o risco de doença cardiovascular e em 13% o risco de morte prematura. Os pesquisadores estimam que cada duas horas resulta em cerca de 100 mortes prematuras a cada 100 mil adultos por ano.
Eles avaliam que a razão para esses resultados é que quanto mais tempo se gasta em frente da TV, menos tempo se tem para atividades ligadas à melhor saúde. Mas os pesquisadores acham que assistir à TV é mais danoso do que outros hábitos sedentários porque essa prática está associada a maus hábitos alimentares: é comum que as pessoas comam enquanto veem TV e a tendência é optar por salgadinhos e doces.
Fonte: http://www.diabetesnoscuidamos.com.br/gente_fique_por_dentro.aspx?id=881
Comentários