O esporte é um grande aliado da saúde e no verão a prática predomina entre os brasileiros. Por causa do calor, os chamados esportes de verão, geralmente são praticados ao ar livre e precisam de uma atenção especial com a exposição ao sol. Além do uso de protetor solar, que protege a pele de queimaduras e do risco de câncer, a hidratação constante é fundamental.
Opções como caminhadas, corridas, pedalar, jogar golf, tênis, basquete, vôlei, futebol, entre outras atividades são ótimas ideias. Mas como praticá-las de maneira segura e prática?
Para começar, um alongamento adequado, para aquecer faz toda a diferença. Um par de tênis confortável e com amortecedores, e roupas leves também são essenciais para quem vai fazer uma caminhada no asfalto. Nos espaços abertos dá para praticar um circuito de bike, mas deve-se ter cuidado com o aquecimento dos membros inferiores e alongamento. Nas piscinas, atenção com a profundidade para não se machucar na hora de pular. Para as atividades na areia, como vôlei de praia é preciso um maior condicionamento físico. Para quem não está acostumado, essa prática pode sobrecarregar a musculatura.
Para evitar essas intercorrências, alguns cuidados devem ser tomados. Confira abaixo!
1 – Opte por locais ventilados
2 – Evite realizar atividades físicas em exposição ao sol entre as 10h e 16h
3 – Consuma entre 200 a 300 ml de água a cada 20 minutos de prática
4 – Não exceda 60 minutos de atividade contínua
5 – Caso a atividade seja de longa duração, pode ser necessária a ingestão de bebida isotônica
6 – Não realize atividade física em jejum
7 – Use vestimentas leves, de preferência de cores claras
8 – Não abuse na intensidade das atividades físicas
9 – Caso realize atividades ao ar livre, não esqueça o protetor solar!
10 – Lembre-se de sempre medir a glicemia antes e depois do exercício (ou conforme orientação médica)
Comentários