Café da manhã – não saia de casa sem ele!!!


Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/diabetescenter/blog.diabetescenter.com.br/wp-content/themes/vlog/template-parts/formats/image-classic.php on line 7

Ter o hábito de tomar café da manhã diariamente faz muita diferença na vida de todos, mas principalmente na das crianças. Pesquisadores da Escola de Enfermagem da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, analisaram dados de 1.269 crianças chinesas de 6 anos.

Eles atestaram que aquelas que tomavam café da manhã todos os dias tiveram melhores resultados em testes de Q.I. (4,6 pontos a mais em relação às que só comiam às vezes), independentemente do sexo, local de moradia e nível de escolaridade dos países. “A infância é um período crítico durante o qual hábitos de dieta e qualidade de vida são ensinados às crianças, e esses hábitos podem ter implicações relevantes de imediato e a longo prazo”, afirmou em nota a coordenadora do estudo, Jianghong Liu.

Outro dado importante é que pular o café da manhã aumenta o risco de sobrepeso, porque o jejum prolongado aumenta a chance de exagero na refeição seguinte, ocasionando o consumo de mais calorias e gorduras.

Quando acordamos estamos com as reservas de nutrientes reduzidas, principalmente no cérebro, porque passamos horas dormindo e sem se alimentar. O café da manhã é o primeiro combustível, a sua falta pode causar hipoglicemia, devido à baixa presença de glicose no sangue, indisposição, tontura, náusea e até desmaios, além da alteração de humor e dificuldade para se concentrar. Por isso as refeições da manhã, devem ser a base de alimentos fonte de carboidratos como pães e frutas.

Outro inconveniente do jejum prolongado é o mau hálito. Ficar muitas horas sem se alimentar exige que nosso organismo retire energia da gordura armazenada, o processo de quebra de gordura para gerar energia, libera uma substância chamada cetona, que é eliminada através da saliva, pele e urina, por isso acordamos com mau hálito e urina mais escura. Por isso evite o jejum prolongado, principalmente pessoas que tenham predisposição a gastrite e refluxo.

Outro alerta é para quem gosta de fazer atividade física de manhã, nunca se exercite em jejum!

Sem fome de manhã

De manhã, podemos dizer que não estamos com vontade de comer, mas dificilmente estamos sem fome, a não ser que o jantar tenha sido excessivo, comer muito a noite, reduz a fome na hora do café da manhã, por isso, atenção ao jantar! Deixe a preguiça de lado e acorde um pouco antes e faça uma refeição interessante, varie, seja criativo.
A refeição em família, também reforça o bom hábito. Sente a mesa com sua família, se não for todos os dias, pelo menos aos finais de semana.

Organize a sua rotina, se não dormir tão tarde, será mais fácil acordar para tomar café da manhã em casa. Quando passamos nas padarias e lojas de conveniência somos seduzidos por alimentos muito mais calóricos, uma vez ou outra tudo bem, mas o hábito diário traz prejuízos.

O que comer?

Um bom café da manhã precisa ter alimentos ricos em proteínas e cálcio (latícinios), carboidratos, vitaminas e fibras. De acordo com a pirâmide alimentar, veja os grupos de alimentos mais importantes para esta refeição:

Escolha um alimento de cada grupo, por exemplo:
– PÃO + QUEIJO + SUCO
– CAFÉ COM LEITE + PÃO + FRUTA
– CEREAL + LEITE + FRUTA
– BOLO COM GELEIA + LEITE CAOM CAFÉ
– IOGURTE + FRUTA+ BARRA DE CEREAL
– TORRADA + GELEIA + IOGURTE

004-2

Atenção ao achocolatado, ele contém muito açúcar, opte por uma versão sem açúcar ou coloque apenas uma colher!

Nutricionista Elaine Moreira
Especialista em Nutrição Esportiva e em Doenças Crônicas
Consultora de Marketing da empresa Linea Sucralose

Diabetic Center

Ver todas as postagens

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *