Você está convencido de que é preciso deixar a vida sedentária de lado e iniciar um programa de caminhada e corrida para se manter saudável?
Que tal aproveitar o início do ano e colocar em prática as dicas do Doutor Jomar Brito de Souza?!
Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, o Dr dá todas as dicas de como se preparar e praticar essa atividade sem riscos.
“Para quem tem diabetes e leva vida sedentária, o primeiro passo é fazer uma avaliação médica para garantir que não há complicações cardiovasculares ou ortopédicas”, aconselha o especialista, que inclui nessa avaliação o teste ergométrico, exame que vai determinar quanto de atividade física o coração suporta e como está o condicionamento físico do indivíduo. Com esses exames, o médico e o educador físico têm dados suficientes para definir um programa de exercícios.
No início, não conte com grandes desempenhos nem muita velocidade. O ideal é mesmo começar com caminhadas e ir acelerando o passo e, até, reservando alguns minutos para uma corrida leve. Para ganhar algum condicionamento, o aconselhável é fazer no mínimo 30 minutos da atividade, três vezes por semana. Conforme se sinta mais seguro, a frequência deve aumentar até que você consiga caminhar e correr por uma hora, de cinco a seis vezes por semana.
Para saber se a corrida está na frequência adequada, o médico dá uma dica: você tem de conseguir conversar com quem está ao seu lado. Se a fala estiver cortada e a respiração difícil, é hora de desacelerar.
Os exercícios de alongamento, antes e depois da atividade, são muito importantes e devem ser dirigidos aos grandes membros – coxas, pernas e braços. Cada exercício de alongamento deve ser feito de 10 a 30 segundos e você precisa sentir algum desconforto. Muita dor é sinal de que você exagerou e a ausência dela mostra que o exercício não está sendo feito corretamente.
Souza adverte ainda que antes de iniciar qualquer programa de atividade física é preciso consultar o endocrinologista e refazer a avaliação médica e física a cada seis meses.
Comentários