Olá!
Fiquei muito empolgada quando li a materia sobre “Comida Japonesa e Diabetes”, escrita para nutricionista Dra. Bibiana, que também tem um blog bem legal e interessante, acessem: http://Drabibiana-diabetesesaude.blogspot.com, porque eu acho um assunto fundamental!
Já escrevi milhões de vezes sobre a MODERAÇÃO nada alimentação do potador de diabetes, odeio achar que o diabético é proibido de algo e por isso gosto de frizar sempre que no diabetes existem escolhar melhores e outras piores!
Enfim…
A moda do momento é frequentar os rodizios japa, risos, eu que nem como frutos do mar vou praticamente toda semana, mas sempre que visito estes restaurantes eu fico com aquela sensação de culpa e claro o peso no estomago de quem comeu mais que deveria simplesmente pelo fato de já estar pago!
Esta história de rodizio não é muito legal, porque vem na cabeça que pagamos para comer então temos que fazer isso desesperadamente. Mas e a moderação da alimentação? risos…
Pois é… o alerta dos restaurantes japones veio da médica da minha mãe que procurando razões para uma elevação, pequena mas preocupante em uma familia de gordinhos, da glicemia dela começou a questionar a alimentação a minha mãe. A primeira pergunta que ela fez é se ela estava comendo bem, geralmente na casa da minha mãe come-se saudavelmente ou pelo menos temos diversas opções para isto, e ela respondeu rapidamente que sim! A segunda pergunta foi se ela ia em muitos restaurantes, cantinas italianas ou pizzarias, e mais que depressa minha mãe respondeu que não. E completou com a chave do mistério: “- Não, nós andamos até que bem saudáveis, só comemos em restaurantes japonês ultimamente, virou um vicio!”. Pronto, estava ali o que a médica precisava ouvir…
O restaurante japonés tem como todo lugar opções saudáveis e opções calóricas, mas não é esta a impressão que se passa para os clientes. As pessoas assumem que peixe é saudável e acham que o lugar é saudável!
Como comentei anteriormente eu não como frutos do mr, nem cozido e muito menos assado, e com isso já dismistificamos a primeira impressão, peixe é saudável, mas lá no restaurante não tem só estas opções, tem a carne de porco, frango e carne.
Segundo ponto, o peixe cru, muitas vezes vem acompanhado de arroz, que é carboidrato e eleva a glicemia, sendo assim o peixe pode até ser saudável, mas as associações dele não são tão ingenuas!
Terceiro ponto, geralmente preparações com shoyu são ricas em sal e também e açucar, por isso deve se tomar cuido tanto hipertensoa quanto diabéticos.
E ultima colocação, das diversar que poderiamos colocar, quando se escolhe um restaurante tipo rodizio não é encessário comer até explodir, precisamos ser criteriosos com a escolha do que vamos comer, buscar fazer associações inteligentes e excluir as calorias vazias! No exemplo do restaurante japonês temos no rodizio peixe grelhado, guiosa frita ou à vapor, yakissoba – que é macarrão, alguns gohan – arroz, então temos que ter consciência, que a guiosa tem uma melhor opção, se quero comer macarrão então devo abdicar do arroz e por ai vai!
Segue o link para vocês poderem ler a matéria também: http://www.comunidadediabetes.com.br/novo_site/alimentacao_n97.php
See you! ( Até Mais)
Carol
Crédito de foto: FreeImages
parabens pelo site muito bom , gosto muito do seu site, aguardo mais conteudo como esse…
gostaria de saber mais sobre o peixe cru
Muito bom nao sou chegada a comida japonesa mas vou tentar me adaptar devido is meus niveis glicemicos