Diabetes e orçamento familiar


Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/diabetescenter/blog.diabetescenter.com.br/wp-content/themes/vlog/template-parts/formats/image-classic.php on line 7

Deu na mídia! Impacto no orçamento familiar é problema para mais de 80% dos pais de crianças com diabetes no Brasil!

“Um estudo realizado pela Sociedade Internacional de Diabetes em Adolescentes e Crianças (ISPAD) e pelo laboratório Novo Nordisk apontou as implicações da doença na vida social, familiar e letiva em portadores de diabetes.
Diariamente, mais de 200 crianças são diagnosticadas no mundo com diabetes, uma das doenças crônicas infantis mais comuns que podem afetar crianças e jovens em qualquer idade.

Ao mesmo tempo em que surge a indignação, vem o medo da questão financeira, afinal os gastos com o tratamento, como medicamentos e canetas para exames de glicemia capilar e alimentação impactarão no orçamento familiar. Sem contar com a mudança drástica da rotina para toda a família, sendo este um fator preponderante para o sucesso e continuidade do tratamento”. Maxpress

Uma reflexão

Esse texto nos mostra como estamos distantes de políticas públicas que atendam as necessidades de famílias dos portadores de diabetes e de outras doenças crônicas.

Em verdade temos muitos políticos sem capacidade administrativa de longo prazo, não por culpa deles, mas por culpa da formação que tiveram em escolas que os diplomaram sem dar uma visão ampla da sociedade em que vivemos.
Tudo que fazem atende um período eleitoral e não raro atende às necessidades dos próprios eleitos.

Como é feito em outros países?

Há muitos países que utilizam a rede de atendimento farmacêutico no varejo, que fornece medicamentos e demais insumos com maior controle na utilização dos mesmos pela população, pois a ação é local e os clientes também.

Todos se conhecem e dentro do espírito de melhor atendimento para a família dos portadores que assim tem maior e melhor atenção além menor gasto, pois a conta é paga pelo governo diretamente ao varejo.

Mas há países onde não há recurso algum para a população necessitada. Parece que o recurso evapora nas mãos dos dirigentes!

Aqui quem paga a conta?

Aqui a conta é paga pelo cidadão de muitas maneiras, como todos nós sabemos. Porém, não devemos perder a esperança de dias melhores e de melhores políticos, com vontade de mudar a triste realidade dos doentes crônicos, em destaque, os diabéticos!

Uma atitude positiva

Sabemos do papel fundamental que temos na educação do portador de diabetes e de sua família, pois com conhecimento, a decisão de uma vida melhor e saudável é do cidadão.

Não há como se beneficiar da ignorância dos fatos.

A importância de saber

O conhecimento abre caminhos, mostra o horizonte e nos situa no tempo e no espaço.

A leitura nos faz refletir, e mais ainda, estimula a ação, desperta uma atenção ou pelo menos conforta uma situação. Porém, todos devem saber para exigir e não se esquecer de quem elege a cada eleição. Saber quem é, como atua e qual o seu comprometimento com a causa que lutamos!

Até breve! E, saúde a todos!
Luiz Carlos Henrique

Diabetic Center

Ver todas as postagens

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *