Você sabia que o seu Pet pode ter Diabetes?
O diabetes mellitus é uma doença metabólica que vai impedir seu animal de utilizar efetivamente o açúcar (glicose) consumido, interferido, desta forma, no controle do nível de glicose no sangue. A insulina que é produzida no pâncreas é fundamental para regular a utilização e o armazenamento da glicose sanguínea. A produção insuficiente de insulina representa uma potencial ameaça à vida.
Embora não haja cura, os cães podem ser tratados com êxito através de dieta, atividade física e, se necessário, da administração regular de insulina. Com o alimento adequado as orientações de seu veterinário, seu cão pode gozar de uma vida feliz e ativa.
Os principais sinais são: beber bastante água, urinar muito e apetite excessivo. A maioria dos animais apresenta perda de peso, mas principalmente os gatos podem ser obesos.
O que pode provocar diabetes?
A redução na produção de insulina é geralmente causada por lesão pancreática. Contudo, em alguns animais, alterações hormonais ou o uso de determinados medicamentos podem reduzir o efeito da insulina. Entre outros fatores predisponentes do diabetes, podem citar:
Condição corporal
Cães com excesso de peso são mais propensos a desenvolver diabetes.
Idade
Os animais podem apresentar diabetes a qualquer idade, mas a maioria passa a ter a doença em torno dos Oito anos de vida.
Raça
Algumas raças caninas, como o Samoiedo, o Schnauzer miniatura, o Poodle miniatura e o Bichon Frisé são mais propensas ao diabetes que outras raças.
Comentários