Finalmente o feriado chegou e, claro que a bebida alcoólica costuma entrar em cena nos momentos descontraídos com os amigos. Mas, afinal, o diabético pode consumir álcool? A resposta é sim, desde que na dose apropriada e após avaliação do endocrinologista ou nutricionista. É importante lembrar que a quantidade e a maneira com que a bebida é consumida definem se o álcool vai fazer bem ou mal para o organismo.
A palavra-chave para curtir o feriado de Corpus Christi sem estresse é ter consciência de suas escolhas, já que as bebidas alcoólicas têm alto valor calórico e podem interferir no controle da glicemia. Sem falar que, quando consumidas em excesso, também podem desencadear não só a indesejada ressaca como também ganho de gordura abdominal (a abominável barriguinha de chope), gastrite, problemas hepáticos e renais, aumento dos batimentos cardíacos, agressividade, depressão e a famosa perda de memória.
Por tudo isso, a recomendação dos especialistas é sempre beber com moderação! Para te ajudar a fazer uma escolha consciente, selecionamos 7 bebidas alcoólicas e suas respectivas calorias POR DOSE. Lembrando que o diabético nunca deve beber em jejum, ok?
Tabela de calorias das bebidas
½ copo de aguardente (cachaça) – 277 calorias
1 tulipa de chope – 180 calorias
1 dose de vodca – 120 calorias (sem contar o açúcar e a fruta da caipirinha)
1 dose de uísque – 120 calorias
1 lata de cerveja – 115 calorias
1 dose de tequila – 110 calorias
1 dose de saquê puro – 50 calorias
Curta a página do Diabetic Center no Facebook e no Instagram (@diabetic_center)
Não falou de vinho tinto suave, que é o que eu gosto!
Olá, Neide! Estudos mostram que o vinho tinto seco é o recomendado para o coração, por isso citamos ele na matéria. Os vinhos mais suaves costumam ter adição de açúcar, enquanto o vinho seco conta apenas com o açúcar da própria uva. Obrigado pelo comentário e continue nos acompanhando. Equipe Diabetic Center