Chegam as festas de final de ano e muitos abusos alimentares acabam sendo cometidos. Cuidados que vinham sendo tomados durante o ano inteiro muitas vezes são esquecidos e podem prejudicar o bom controle da glicemia. É possível divertir-se nas festas e, sem grandes sacrifícios, manter a atenção para alguns fatores fundamentais para o bom controle glicêmico.
A nutricionista Érica Lopes aconselha que antes da ceia de Natal, de Ano-Novo ou de outras comemorações você procure fazer uma refeição com muitas verduras e legumes, que o ajudarão a não cair nas várias tentações gastronômicas dessa época do ano. Assim, quando chegar a hora de comer o peru ou o tender, será mais fácil contentar-se com pequenas quantidades.
Para a sobremesa, a saída é fazer um doce dietético e, se a comemoração for na casa de amigos ou parentes, levar a sua sobremesa como contribuição para o cardápio natalino. Há doces bastante saborosos, incluindo panetones dietéticos, que substituem os tradicionais sem deixar nada a dever, diz Érica.
As frutas típicas da época e que são bastante oleosas, como as nozes ou as castanhas, podem ser consumidas desde que em pequena quantidade. “Abusar desse tipo de alimento não é aconselhável para ninguém, muito menos para quem tem diabetes”, diz a nutricionista. Se for beber, não se esqueça de comer alguma coisa para evitar o risco de hipoglicemia. Caso tenha cometido abusos, é melhor moderar no dia seguinte, limitando-se a uma dieta leve.
Fonte:http://www.starbem.com.br/NutricaoExercicios/DicasAlimentacao/fim_de_ano_pede_mais_cuidados_alimentares
Comentários