Hipo= baixa glicemia = açúcar no sangue
A glicose é uma substância nobre no organismo e é a principal fonte de energia para o nosso cérebro. O cérebro, por sua vez , é muito sensível à redução da glicose sanguínea .
O nível de glicose sanguínea é afetado pelo tipo de alimento, pela quantidade e até mesmo pelo horário em que o ingerimos .
Durante o processo de digestão e absorção, os carboidratos contidos nos alimentos ingeridos irão se transformar em glicose e esta é imediatamente liberada para a corrente sanguínea , fazendo com que o pâncreas (órgão responsável pela produção de insulina e outros hormônios ), libere a insulina que irá captar toda a glicose do sangue e levar para dentro da célula fornecendo assim energia ao nosso organismo .
Quando há uma grande ingestão de carboidratos (pães, arroz, macarrão, batata, doces, frutas, leite, entre outros) há uma maior liberação de insulina. A glicose que veio dos carboidratos ingeridos , passa para a corrente sanguínea , eleva a glicemia que por sua vez leva à uma brusca liberação de insulina , sendo que esta faz com que a glicemia caia imediatamente . Daí ocorre a hipoglicemia.
A hipoglicemia- ou nível baixo de glicose no sangue ocorre quando a quantidade de insulina sanguínea excede a quantidade necessária para metabolizar a glicose disponível.
Para se obter um tratamento das crises de hipoglicemia , é necessário que se tenha um plano alimentar personalizado .
O plano alimentar serve como um guia para ajudar nas decisões sobre a escolha da comida e os horários das refeições. Ele deve ser baseado nas necessidades nutricionais e nas preferências de cada pessoa . Não há restrições quanto ao tipo de alimento a ser ingerido e muito menos o uso exclusivo de alimentos especiais ( diet ) . O importante é a quantidade e os horários em que serão feitas as refeições.
Algumas dicas para quem sofre de hipoglicemia :
– Escolher alimentos saudáveis , dentro das quantidades recomendadas , evitando assim exageros alimentares .
– Seguir horários regulares para as refeições (de preferência a cada 3 horas ), sem deixar de fazer nenhuma refeição .
– Ingerir quantidades controladas de carboidratos ( pães, arroz, macarrão, batata, frutas, doces, dentre outros) . O excesso destes alimentos serão prejudiciais.
– Evitar bebidas alcóolicas .
– Evitar exageros nos exercícios físicos .
A melhor maneira de prevenir a hipoglicemia é controlar a quantidade de alimentos…
Portanto a hipoglicemia também ocorre em pessoas que não são portadoras de diabetes.
Tire suas dúvidas com nossa Nutricionista, Andrea Sanches clicando aqui!
Andréa Sanches
CRN 7367
Comentários