O processo de digestão inicia-se na boca, com a mastigação e a mistura dos alimentos a saliva. Após ser engolido, chega ao estômago, onde recebe o suco gástrico e passa por leves triturações deste órgão. O alimento segue em direção ao intestino delgado, juntando-se à bile (suco, produzido pelo fígado que contribui com a digestão das gorduras) e ao suco pancreático (produzido pelos pâncreas, que atua na digestão dos amidos e açúcares. Nesta fase, se inicia o processo de absorção dos nutrientes o que terminará com absorção de água e sais minerais no intestino grosso e na formação e eliminação das fezes.
É importantíssimo que este processo ocorra quase que diariamente, mas infelizmente muitas pessoas sofrem com a prisão de ventre, segundo estimativas dos gastroenterologistas, a cada quatro pessoas que têm prisão de ventre, três são mulheres. Isso porque, quando se trata de intestino, as questões fisiológicas estão relacionadas às questões emocionais e comportamentais, como o stress, a ansiedade de uma viagem, ou precisar segurar a vontade de ir ao banheiro, é causa frequente de mal estar intestinal. Sem contar uma dieta pobre em fibras, como pouca água e com grandes intervalos entre uma refeição e outra.
Pensando nos problemas intestinais das brasileiras, foi iniciado o Estudo SIM Brasil – Saúde Intestinal da Mulher, foi o primeiro estudo brasileiro realizado em todo país sobre a saúde intestinal da mulher. Conduzido, com cerca de 3.500 mulheres em dez cidades desenhado para levantar esses dados e discutir um assunto de extrema importância.
http://www.estudosimbrasil.com.br/o-que-e-estudo-sim-brasil
A prisão de ventre causa mal estar, dores abdominais, gases e mau humor, você já ouviu a expressão, ela esta ENFEZADA?
Segundo o Estudo SIM Brasil, veja as principais queixas no quadro abaixo:
Mas como resolver este problema?
Primeiro, cuidado com a auto medicação, muitos produtos e chás tem ervas como o sene, que “irritam” a mucosa intestinal, por isso o intestino passa a se contrair para expulsar o sene e com ele as fezes, mas com o tempo este mecanismo não resolve o problema. O mais importante é tratar a causa. Procure um médico, mas também, mude seus hábitos!
Dicas:
– Mastigue melhor os alimentos, assim você agilizará a sua digestão.
– Organize os seus horários de refeição, fazer intervalos pequenos de 3 a 4 horas, promove maior estímulo ao intestino, afinal, o alimento que está no estômago vai se deslocar para o intestino e o conteúdo que já estava lá anteriormente deverá ser eliminado.
– Aumente a sua hidratação, as fezes resecadas são mais difíceis de serem transportadas, a recomendação é cerca de 35ml de água /kg de peso, distribuídos ao longo do dia.
– Consuma vegetais e frutas diariamente, pelo menos 3 unidades por dia. Troque os alimentos refinados por integrais, tipo, pão biscoitos e arroz
– Introduza iogurtes na sua rotina diária, eles contém probióticos, como os lactobacillos, segundo a Organização de Saúde(OMS), probióticos, são bactérias vivas que, quando consumidas em quantidades suficientes, têm efeitos benéficos à saúde intestinal.
– Reduza o consumo de açúcares e doces, as bactérias fermentam o açúcar e aumentam a liberação de gases e consequente distensão abdominal.
– Mexa-se, a atividade física promove a contração dos músculos abdominais facilitando o transporte das fezes.
Nutricionista Elaine Moreira
Especialista em Nutrição Esportiva e em Doenças Crônicas
Consultora de Marketing da empresa Linea Sucralose
minha mae esta com prizao de ventre a dois meses ela toma insulna tem 79 anos tem diabetes do tipo dois