O que é a ponta de um iceberg?
Essa expressão significa que não sabemos o que vemos, ou seja, a imagem de um iceberg na água não reflete o verdadeiro tamanho que ele tem , pois a água congelada aumenta em aproximadamente 10% seu volume e o faz flutuar, assim não vemos o real volume de sua estrutura.
Células tronco é o novo iceberg?
Na minha opinião sim
O que é? Onde estão? O que fazem? O que pode ser feito? Quem pode usar? É seguro?
Esses são os questionamentos mais comuns das pessoas e que são na verdade as perguntas que se fazem necessárias diante de um fato novo, ou quase pois desde a década de 60 temos terapias médicas com base em transplante de células tronco, como por exemplo o transplante de medula óssea que é amplamente aplicado no tratamento de doenças do sangue sendo uma prática rotineira e bem sucedida.
A evolução é contínua?
Sim… não para. No ano de 1972 foi desenvolvido o DNA Recombinante, iniciando a Engenharia Genética permitindo assim a produção de materiais em laboratórios, hoje aceitos e utilizados sem discussões, onde destaco os tecidos de nossas vestes, a insulina humana e os alimentos transgênicos.
Em 1988 iniciou-se o uso de células embrionárias que teve sua capacidade técnica limitada por tratar-se sempre de transplante de células de um outro indivíduo, causando os problemas de rejeição ou intolerância, além de questões éticas e religiosas.
Em 1996 a ovelha Dolly, o 1º clone de mamíferos causou grande fato jornalístico, mas não deu em nada, a clonagem não evoluiu como fora prometido.
Há um fato novo!?
O grande fato ocorreu em 2002 quando a cientista Belga, Verfaillie publicou: “Todos os tecidos do organismo, tem células tronco”; isso nos remete a lembrar que toda cicatrização da pele é trabalho de células tronco e nós não sabíamos. É um conhecimento de apenas 10 anos.
As células-tronco são totipotentes e podem reproduzir todas as 210 células diferentes que temos em nosso organismo.
Todos nós temos células-tronco: como obtê-as, conservá-las e aplicá-las?
Isso tudo exige estudos, muitos experimentos e até a utilização final nos tratamentos médicos.
Em 2007 os japoneses conseguiram manipular genéticamente as células adultas, obtendo em laboratórios as células embrionárias. Um retorno celular ao estado embrionário que nunca foi registrado na natureza.
No Brasil está evoluído nesse assunto?
O Brasil tem a Lei de Biossegurança que permite a pesquisa e a utilização terapêutica de células-tronco embrionárias.
Na Dermatologia, na Cardiologia e na Medicina Esportiva já existe a aplicação dessa nova técnica terapêutica em alguns centros médicos de excelência no país.
Nessa década que estamos, há a possibilidade de se firmar uma promessa simples e eficiente de tratamento para diversos tipos de doenças.
O próprio FDA (Órgão Americano de Controle Fármaco-Médico) reconhece que, depois da analise de mais de 90 mil casos que receberam a terapia celular, nenhum efeito adverso foi registrado.
Segundo a Dra. Liliam Pinêro Eça, Diretora do IPCETRON- São Paulo-SP – “Células-tronco já podem ser usadas na terapia de mais de 80 doenças conhecidas”
Qual o meu estímulo?
È o meu retorno aos bancos escolares, onde busco conhecer para ensinar a quem precisa e prestigiar o saber em beneficio da humanidade. O que sabemos ainda é a ponta de um grande iceberg os conhecimentos que mudará a medicina de nossos dias ainda estão distantes”
Até breve
Luiz Carlos Henrique – Biólogo e Pós Graduado do IPCTRON-SP (Instituto Paulista de Células Tronco)
Criador do Serviço Diabetic Center
Comentários