É praticamente um clichê de todo nutricionista falar sobre a PRINCIPAL refeição o café da manhã!
Confesso que sempre prefiro dormir mais 10 minutos do que sentar e me alimentar, mas todas as vezes que fui disciplinada e tentei mudar minha alimentação e inclui o café da manhã me senti mais disposta no periodo da manhã e com menos fome, risos, e emagreci saudavelmente.
Risos, com a minha experiência prática, achei as explicações dos profissionais, risos, e resolvi compartilhar com você!
Os benefícios do café da manhã
Com a correria do dia a dia, muitas pessoas “pulam” o café da manhã, ou comem no caminho do trabalho, escola, sem se preocupar com a qualidade e quantidade do que está ingerindo.
A maioria das pessoas não da à primeira refeição do dia, a importância que ela merece. O café da manha é super importante e faz com que o nosso metabolismo volte a funcionar corretamente, pois durante a noite ele fica lento. Dessa forma ele gasta as calorias que o corpo necessita.
O café da manha deve ser completo, com proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. E comer bem logo cedo, trás inúmeros benefícios. A nutricionista funcional, Daniela Jobst, lista alguns deles:
– é a primeira e principal refeição do dia;
– nos da energia para gastarmos ao longo do dia;
– nos da energia para praticar exercícios físicos;
– evita a perda de massa muscular;
– faz com que não haja exageros na hora do almoço;
– faz com que não sintamos tanta fome ao longo do dia;
– ativa o nosso metabolismo;
– evita o depósito de gordura localizada;
– ajuda nas atividades intelectuais.
Muitas pessoas acham que não comer pela manhã, pode ajudar na dieta, mas isso não é verdade. Muito pelo contrário, ter uma alimentação balanceada, comer a cada 4 horas é que ajuda a perder peso, e começar pelo café da manhã, é imprescindível.
Agora, o que comer logo cedo?
Daniela Jobst indica alimentos como: pães integrais, aveia em flocos, quinua em flocos, frutas, sucos de frutas e vegetais misturados. Tudo isso para nos dar mais energia para o dia que começa, além dos outros inúmeros benefícios.
Dra. Daniela Jobst é nutricionista e Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional e Bioquímica do Metabolismo pela VP/Consultoria Nutricional/Divisão de Ensino e Pesquisa.
Fonte: Site Comunidade Diabetes
Até mais!
Carol
Comentários