Peixe deve fazer parte do cardápio infantil, aponta pesquisa

070829 - Atlanta, GA -- Oven roasted Salmon with green onions and cilantro for five.0913. (CHRIS HUNT/ AJC staff) styling by Jeanne Besser
Reprodução / Flickr

Durante o 37º da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), que aconteceu no mês passado, em São Paulo, médicos do Hospital Universitário da USP apresentaram uma pesquisa realizada em Campinas (SP) que aponta que o consumo sistemático de peixe por crianças e adolescentes melhora os níveis de HDL (colesterol bom) no sangue.

A pesquisa foi realizada com crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, de ambos os sexos, de escolas públicas da cidade. Apesar da maioria ter níveis inadequados desse colesterol no sangue, os que consumiam peixes tinha níveis melhores, relatou o cardiologista Francisco Kerr Saraiva, diretor da SOCESP, e um dos responsáveis pelo levantamento.

– Conseguimos comprovar que 32% das 5 mil crianças estudadas já estavam com problemas de obesidade aos 7 anos. E nas crianças que comiam peixe regularmente – que eram poucas – um aumento na taxa de HDL, conhecido como bom colesterol.

Com isso, é possível afirmar com certeza que a ingestão desse tipo de carne deve ser estimulado, inclusive na merenda escolar. Os pais devem ser alertados para as repercussões das dietas pouco saudáveis dos filhos e mudar para hábitos que foquem a proteção cardiovascular.

– A pesquisa nos trouxe um alento muito grande, por percebermos que é possível melhorar muito a alimentação dos brasileiros com a inclusão de peixes no cardápio. A maioria da população vive perto da costa, só é preciso aumentar o estímulo ao consumo desse tipo de carne.

Diabetic Center

Ver todas as postagens

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *