Síndrome do Ovário Policístico pode desencadear diabetes

Crédito de foto: FreeImages
Crédito de foto: FreeImages

Você já ouviu dizer que mulheres com Síndrome do Ovário Policístico (SOP) têm mais chances de desenvolver diabetes tipo 2? Isso não é mito! A maioria das mulheres que apresentam SOP tem resistência à insulina, independentemente do peso corporal.

A Síndrome do Ovário Policístico é uma doença endocrinológica caracterizada pelo aumento na produção de hormônios masculinos. Por conta deste desequilíbrio hormonal, seus sintomas são aumento do volume ovariano, ausência ou irregularidade da menstruação, aumento de peso, aparecimento de acne, alterações nos valores de colesterol, triglicérides e glicemia, crescimento de pelos no rosto e em outros lugares que a mulher normalmente não tem, ausência de ovulação ou problemas de fertilidade.

De acordo com a diretriz brasileira sobre a SOP, dieta alimentar e exercícios físicos representam o tratamento de primeira linha, melhorando a resistência à insulina e retorno dos ciclos ovulatórios, mesmo na ausência de perda de peso.  O emagrecimento será resultado das mudanças no estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis.

Entre as opções medicamentosas para tratar a SOP, o médico pode prescrever contraceptivos orais de baixa dosagem, hipoglicemiantes orais, estimulantes da menstruação, remédio para reverter a infertilidade, cremes para acne e até terapias para controlar o estresse e a ansiedade.

Consulte o especialista para saber qual é o melhor tratamento no seu caso!

Diabetic Center

Ver todas as postagens

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *