Tomar Medicamentos e Fazer Testes de Glicemia Sem Segredos?


Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/diabetescenter/blog.diabetescenter.com.br/wp-content/themes/vlog/template-parts/formats/image-classic.php on line 7

Há quem ache que não tem segredo em tomar medicamento e por isso acha que mudar as orientações médicas não causa nada de mal…

Para mim é impossível não relacionar o diabetes aos testes de glicemia, após o diagnóstico da doença este é o melhor amigo do diabético! De acordo com a orientação médica e da equipe multidisciplinar ele deve ser mais ou menos freqüente, mas é fundamental que ele seja feito, anotado e levado ao médico com frequência!

Imagine então se falarmos de medicamento…

É fundamental fazer sempre um tratamento prescrito pelo médico para VOCÊ, se sua vizinha tem diabetes e toma um remedinho ótimo, isso não quer dizer que pra você isto dará certo, além disso, ele pode não fazer bem, associado com outros medicamentos que você possa estar fazendo uso, por isso apenas o médico prescreve o medicamento. Aqui vale uma dica, quando for a primeira consulta com qualquer médico leve a relação de medicamentos que está usando, independente se tem ou não haver com sua consulta, esta informação é importante para ele avaliar um novo tratamento.

Já diria uma médica muito querida “Pena que diabetes não dói, queria que doesse, assim as pessoas buscariam ajuda, até melhorar”. E este é o grande vilão do diabetes: Ser Silencioso!

Você pode até saber que tem diabetes, mas não sente nada, então pra que fazer os testes de glicemia, pra que tomar aquele remédio caro ou simplesmente porque deixar de comer o que eu gosto se não sinto nada? Pois é, ai que estão os males do diabetes… não sentir nada muitas vezes pode significar, a longo prazo, uma amputação de perna, cegueira, problemas renais, problemas cardíacos e muitos outros. Por isso a vigilância deve ser constante.

Existem outros casos:

– Comprar o remédio e para economizar corta ele ao meio ou toma dia sim e dia não ou até mesmo pula o final de semana!
– Se não falarmos de remédio, falarmos dos testes de glicemia, ele tem aparelho e tira e faz o teste de vez em quando, ai quando está fazendo o teste e da um resultado elevado ele diz: “- Esse aparelho deve estar errado, não estou sentindo nada!”.
– E o pior dos casos: A pessoa ganha o remédio e as tiras e não toma e nem faz os teste.

Se falarmos de insulina, podemos imaginar, ai sim temos diabéticos mais comprometidos, afinal eles dependem da insulina para viver. Mas não é assim! Até tomando insulina tem diabéticos que reduzem a dose para economizar. Existem casos do portador de diabetes não querer mudar para um tratamento melhor porque a insulina é mais caro, e isso também acontece com medicamentos orais!

Enfim, existem tantas pessoas querendo burlar o alcance do controle glicêmico que resolvi escrever sobre isso hoje! Quem sabe assim consigo conscientizar alguns diabéticos a mudar sua rotina, errada, de medicação e realização de testes?

A prescrição médica deve ser respeitada SEMPRE! Se a indicação é de 2 vezes ao dia, deve ser tomado o medicamento todos os dias, inclusive o sábado e domingo!

Na prescrição também esta falando como tomar o remédio, por exemplo, antes do café – quer dizer que é para tomar em jejum, lembrem-se um cafezinho preto também é refeição! E se é para tomar depois do café da manhã, ele deve ser mais elaborado que, o mesmo, cafezinho preto! Se falar para tomar 30 minutos antes da refeição, quer dizer que depois que tomou deve se alimentar em 30 minutos, e caso não fizer pode ocorrer problemas, um deles muito sério chamado HIPOGLICEMIA, já falamos dele aqui no site!

Remédio se toma com água à temperatura ambiente! Caso seja para tomar com leite ou suco, o médico ira avisar na consulta!

Leve sempre a prescrição as compras, assim não precisa ficar adivinhando o medicamento! Caso seja mais simples levar a caixa do remédio, leve a caixinha inteira para a farmácia, muitas vezes as pessoas recortam o nome do produto sem se preocupar com dosagens e assim a venda pode ser errada!

Não é útil fazer testes de glicemia em apenas um horário! Faça cada vez os testes em um horário diferente, existem valores de referência diferentes para jejum e após refeições.

JEJUM: 70 – 99mg/dL
Após 2 HORAS DO INÍCIO da Refeição: até 140mg/dL

Estes testes de glicemia vão avaliar o comportamento do seu corpo frente ao jejum, a alimentação, atividade física, enfim, é necessário mostrar para o médico um panorama geral da sua situação, não apenas glicemias baixinhas no jejum! Isso é enganar você mesmo, não ao médico!

Bem acho que deu para entender um pouco do que significa tentar alterar o tratamento ou não fazer os testes corretamente é um prejuízo para você, que só será descoberto quando for tarde demais! Então respeite as prescrições médicas, siga as orientações do seu farmacêutico no momento da compra e viva bem com o seu diabetes!

Att.
Caroline Montingelli Coelho
Farmacêutica – CRF-SP: 50.089

Diabetic Center

Ver todas as postagens

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *