Washington anuncia hoje a aposentadoria
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Hoje o Sr. Luiz Carlos pediu para eu compartilhar com vocês a reportagem abaixo sobre a aposentadoria do jogador do Fluminense Washington:
A carreira de Washington chegou ao fim. O atacante anunciará hoje, em entrevista coletiva, que após 17 anos como jogador de futebol, os seis últimos com um problema cardíaco, decidiu parar de fazer o que mais gosta.
A decisão foi tomada ontem depois de debater com médicos, ouvir os familiares e conversar com os dirigentes do Fluminense. O caso estava sendo mantido em sigilo à tarde, mas o mistério sobre o futuro do jogador foi desfeito por seu cardiologista e amigo Constantino Constantini, responsável por cuidar de Washington desde que foi detectado o problema cardíaco, em 2004.
‘Washington vai se retirar do futebol. E fez o certo. Sai como campeão. Do ponto de vista médico, não há problema, mas foi uma opção dele e eu concordo com isso. Não deveria ter mais um ano como reserva’, disse Constantini, referindo-se ao título brasileiro conquistado pelo jogador com o Fluminense no fim do ano passado.
Fato é que Washington apresentou quadro de hiperglicemia (aumento do nível de glicose no sangue) nos últimos dias. Como o atacante é diabético, o problema fez o clube procurar Constantini para saber se era seguro Washington seguir jogando profissionalmente aos 35 anos. O cardiologista explicou que o problema de hiperglicemia teria de ser controlado e, desde que isso ocorresse, ele poderia continuar a carreira. ‘A diabete desregulada é perigosa para qualquer ser humano, esteja ele em atividade ou não’, afirmou Constantini.
Apesar de liberado para jogar, Washington decidiu antecipar a aposentadoria, que era prevista para dezembro.
Fonte: Jornal Estadão, 13.01.2011
Caros Amigos
Esse é uma caso especial, uma profissão especial, na idade dele muitos atletas deixam sua atividades profissionais.
O agravante cardíaco e diabético acendeu uma luz amarela e prudentemente ele se retira da atividade esportiva.
Seu exemplo de atleta deve ser dignificado e respeitamos sua decisão.
Não é motivo direto abreviar aposentadoria por ser diabético. Salvo se suas consequëncias forem indicativas.
Diabetes controlada, permite viver uma vida longa e confortável.
Ao ex atleta Washington o nosso abraço e lamento não vê-lo atuando pelo meu Corinthians.
Até breve, LCH
Conforme o Sr. Luiz fez questão de comentar, é importantíssimo afirmar que o diabetes não afastou o jogador dos campos, mas uma série de fatores foram somados nesta decisão.
A atividade física é fundamental e faz parte do TRATAMENTO do diabetes, mas deve ser avaliada pelo profissional médico e a equipe multiprofissional envolvida no cuidado do diabetes!
See you soon guys!
Comentários