Aptidão física é a forma como nos moldamos a determinada situação diante das exigências solicitadas na atividade. A aptidão física é percebida nos resultados apresentados, na atividade aeróbia, anaeróbia, na força, na flexibilidade, enfim no nosso desempenho, físico e emocional.
Inúmeros fatores são responsáveis pela aptidão física e pela habilidade, como idade biológica, idade no treino, hereditariedade.
Pessoas com a mesma idade cronológica podem ter aptidão física e habilidades diversas, podem apresentar características emocionais, mentais, físicas dos seus pais e entretanto não apresentar aptidão ou habilidade para o desempenho esportivo.
Podemos como técnicos, professores, treinadores, personais, através da observação, indicar uma determinada atividade sem que o praticante tenha habilidade e dando treinamentos melhorar seus rendimentos.
Concluímos que mesmo quando não existe aptidão física ou habilidade o nível do praticante pode ser melhorado pelo treinamento continuo, apenas para exemplificar, uma pessoa pode não saber correr, demonstrar falta de habilidade e nenhuma aptidão física, porém com repetições e educativos, é possível atingir patamares satisfatórios e necessários para uma boa execução do movimento.
CECÍLIA CARDIM
(Educadora Física)
Comentários