A maior parte dos problemas aparecem em função da má postura e insuficiência do tônus muscular.
Para se entender melhor o que é cada problema uma breve explicação:
Lordose: é um aumento anormal da curvatura lombar , os músculos abdominais fracos e um abdomen protuberante são fatores de risco, por isso a atividade física, como o fortalecimento da região abdominal irá contribuir para uma grande melhora. Pessoas que ficam muito tempo em pé podem desencadear esse problema, em função da extensão da coluna lombar.
Cifose: é um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, devido a má postura e atividade física insuficiente.
Escoliose: é uma curvatura lateral da coluna vertebral , geralmente ela aparece no transcorrer da idade , trabalhos como alongamento e respiração ajuda muito na melhora do quadro.
Estou dando estes esclarecimentos como Educadora Física e não como Fisioterapeuta, mas cabe ao Educador Físico, colaborar com o Fisioterapeuta no sentido do encaminhamento e orientação dado por este especialista para a melhora destes quadros.
Estas anormalidades da coluna, costumam surgir já na infância e são agravadas como já falei pela má postura e pouca atividade física.
Exercícios físicos podem ajudar e até algumas vezes eliminar esses desvios de coluna, desde que bem diagnosticados pelo ortopedistas e orientados pelo profissional de Educação Física.
Exercícios como musculação, pilates, alongamento e RPG (Reeducação Postural Global), são as atividades mais indicadas para correção da coluna.
Alguns esportes aliados a essas atividades também tem ótimos resultados no processo de correção. Exemplo: nado de costas para cifose.
Porém esportes unilaterais como tênis não ajudam e sim pioram.
Por isso a pratica de esportes deve ser bem orientada para não complicar mais essas alterações.
Tire suas dúvidas com nossa Educadora Física, Cecília Cardim clicando aqui!
CECÍLIA CARDIM
(Educadora Física)
Comentários