Alimentação saudável e prática de atividade física não só contribuem significativamente para o bom controle do diabetes como também previnem o aparecimento do câncer de mama. No mês de alerta do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança em todo o Brasil a campanha “A vida pede atitude. Movimente-se: faça mamografia anualmente”, em parceria com o Grupo Oncoclínicas e a UNACCAN. A ideia é desafiar as mulheres a mudarem seus hábitos de vida e passarem a cuidar mais da saúde, especialmente em relação aos hábitos de vida saudáveis e aos exames preventivos, enfatiza Ruffo de Freitas Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.
– Queremos mostrar que isso é essencial durante toda a vida para evitar não só o câncer de mama, mas outras doenças.
O câncer de mama é a segunda maior causa de morte das mulheres no Brasil e a previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de quase 60 mil novos casos este ano.
Pesquisadores da SBM acabaram de concluir um estudo que revela que o risco de ter câncer de mama aumenta consideravelmente em mulheres na pré e pós-menopausa que apresentam excesso de gordura corporal especialmente na região abdominal. O estudo também mostrou que as altas medidas da circunferência da cintura provocam um risco aumentado para complicações metabólicas e cardiovasculares.
Segundo Ruffo, a mudança de atitude também deve partir dos médicos, que devem realizar atendimento de boa qualidade às pacientes, brigar por maior acesso à mamografia, lutar pela diminuição do tempo entre o diagnóstico e início do tratamento, ou seja, fazer valer a lei dos 60 dias (que prevê que todo paciente diagnosticado com câncer inicie o tratamento no prazo máximo de 60 dias após o diagnóstico) e realizar a reconstrução da mama no ato da cirurgia.
– Essa luta é de todos para que as mulheres possam contar com os benefícios que têm direito e não sofram tanto por conta da doença. Se todos trabalharem juntos, podemos salvar cada vez mais vidas.
Confira 5 atitudes que toda mulher deve incorporar no seu dia a dia!
1. Comer bem, de maneira geral e não ficar muito tempo sem se alimentar. Comer de três em três horas e em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.
2. Evite o excesso de carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, etc. Prefira as opções integrais.
3. Gorduras em excesso devem ser evitadas tanto para a quantidade quanto a qualidade da gordura ingerida.
4. Procure ingerir proteínas de boa qualidade, priorizando o consumo de frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras, que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.
5. A palavra que não pode faltar para alcançar uma alimentação saudável é o “planejamento”. Saia de casa com seu dia alimentar planejado e tente segui-lo da melhor forma possível.
Comentários