O verão está ai. Praia, piscina para aproveitar e todo mundo pensando em praticar atividade física para eliminar os excessos de peso. Um bom estimulo para começar e prosseguir com os exercícios é adquirir a compreensão de que eles não servem apenas para embelezar o corpo, mas também melhoram a autoestima, diminuem o estresse, aumentam o humor, ajudam a controlar o açúcar e a pressão sanguínea, dão mobilidade, força, equilíbrio e flexibilidade aos movimentos do corpo, auxiliam o coração e os pulmões a trabalhar melhor, melhoram o sono e aumentam a energia para realizar as atividades do dia-a-dia.
Com tantos benefícios por que grande parte das pessoas tem uma vida sedentária? Talvez o processo de começar uma atividade física esteja errado. O ex-sedentário vai com muita sede ao pote e quer recuperar de uma hora para outra o tempo perdido, quando deve iniciar a atividade física aos poucos, dando tempo ao corpo de se acostumar com a nova rotina. O aquecimento e o alongamento dos músculos são fundamentais antes de cada atividade, pois eles preparam o corpo para o início do exercício. Igualmente importante é desaquecer, para dar tempo ao corpo de desacelerar o processo de atividade que foi realizada.
É importante também estabelecer metas, que podem ser a curto, médio e longo prazo. Começar a atividade aos poucos, se exercitando três vezes por semana e aumentar a intensidade também aos poucos. A escolha do tipo de exercício é fundamental. Não adianta se matricular numa academia se você prefere exercícios ao ar livre. Procure escolher a atividade que lhe seja mais prazerosa. Com o tempo você vai sentir esse prazer aumentar e uma necessidade de praticar cada vez mais.
Se está precisando emagrecer, saiba que existem os exercícios de impacto, que são aqueles que a pessoa tem que suportar o próprio peso durante sua realização, como a corrida, a caminhada, a dança. Os sem impacto, ou de atividades cotidianas, são os de alongamento, hidroginástica, natação e bicicleta.
Por último, mas talvez o principal cuidado, é procurar um médico para fazer uma avaliação física, o que lhe permitirá se exercitar com segurança. Usar equipamentos necessários a cada atividade, como tênis apropriado, roupas leves e acessórios. A alimentação também deve ser apropriada, com inclusão de frutas ou cereais integrais. Ela deve ocorrer com 40 minutos de antecedência e uma hora depois de cada atividade física. A hidratação deve ser realizada a cada 15, 20 minutos mesmo se não houver sensação de sede.
Fonte: http://www.sulamerica.com.br/saudeativa/
Comentários