Você já está em ritmo de Carnaval? É nessa época do ano que o samba toma conta de todos os lugares e a batida do tamborim que não deixa o pé ficar parado. A boa notícia é que, além da diversão nos próximos dias, todo swing e remelexo vão deixar o seu coração mais feliz e saudável. E, de quebra, quem tem samba no pé ainda consegue queimar algumas calorias.
O samba traz inúmeros benefícios ao organismo por ser uma atividade completa, intensa e prazerosa. O coração é um dos principais beneficiados, pois a prática da dança eleva a frequência cardíaca, melhora a condição cardiorrespiratória e a circulação, explica a educadora física Lis Oliveira.
– O samba melhora a postura, o alinhamento da coluna, já que para sambar é preciso manter o abdômen contraído o tempo todo e tonifica toda a musculatura do abdômen, glúteos, músculos das coxas e pernas.
Leia também: Dança é uma boa opção para quem foge da academia
Uma hora de samba perde-se de 500 a 600 calorias, dependendo do metabolismo e intensidade com que é exercitado. Qualquer pessoa apta a praticar atividades físicas está preparada para mostrar o samba no pé, seja de tênis ou de salto.
Em meio a festa, o médico cardiologista intervencionista Hélio Castello, diretor da Angiocardio, alerta que se trata de uma atividade de alta intensidade, por isso é necessário hidratação constante do corpo.
– As pessoas que praticam aulas ou desfilam em escolas de samba no carnaval precisam estar preparadas fisicamente para aguentar a atividade intensa e não deixar de lado a hidratação, pois é o combustível que sustentará o corpo e o coração.
Bom Carnaval!!!
Comentários